O que é ritmo trifásico?

Ritmo trifásico é o famoso ‘três passos’ que o jogador de handebol pode dar com a bola. De maneira geral, a visão tradicional de ensino, orienta que o jogador destro (que arremessa com braço direito) realize a seguinte sequência: esquerda, direita, e salte sobre a perna esquerda; e que o canhoto realize a sequência: direita, esquerda, e salte sobre a perna direita.

trifasicotradicional

Nós, que defendemos uma pedagogia do handebol voltada para novas tendências do ensino, porém, gostaríamos de destacar que, além dessas duas combinações, existem outras, como: (1) direita, esquerda, esquerda; (2) esquerda, direita, direita; (3) esquerda-esquerda-direita; (4) direita-direita-esquerda; (5) direita-direita-direita; (6) esquerda, esquerda, esquerda; etc.. As regras do handebol não limitam ao jogar formas prontas de executar as três passadas, existindo liberdade de que este crie as mais diversas combinações para a execução do ritmo trifásico.

trifásicopedagogiadohandebol

Além do ritmo trifásico, as regras do handebol permitem que o jogador, antes de driblar (quicar a bola), execute um ritmo trifásico e, depois de driblar, execute mais um ritmo trifásico. Ou seja, ele pode receber a bola, dar uma sequência de três contatos com o chão, de acordo com todas aquelas possibilidades descritas anteriormente (e outras, pois os contatos com o chão não precisam ser necessariamente com os pés – use sua criatividade), driblar à vontade e depois realizar mais três contatos com o chão, segurando a bola.

A essa sequência, chamamos de duplo ritmo trifásico.

34 comentários sobre “O que é ritmo trifásico?

  1. Nuus… esse saite é horrivel eu peguei a resposta da qui e tirei 0 no trabalho !!!

    vou denunciaar pq vcs passam informaçoes erradas para as pessoas !!!
    e meu pai é advogado !! uns dos melhorees

    bye ( espero que vc postei issose naum postar eu falo pra todos que é uma meerda )

      1. é retardada mesmo pq eu peguei essa resposta e tirei 10,0

        Então que seu pai denuncie,filhinha de papai

  2. Alguém pode por favor colocar o nome do ator deste texto, estou fazendo um trabalh arspto do assunto e prefiro de fontes referencias sobre esse texto, ou seja, o autor responsavel

  3. o site é excelente, aqui se encontra tudo para o trabalho de iniciação e também de especialização. talvez seu professor não saiba interpretar as atividades, ou você.
    talvez ele seja daqueles que jogou volei a vida inteira e da aula de handebol pra pegar mais hora/aula, sabe… tem desses!
    e se seu pai fosse um bom advogado te daria um pouco mais de educação, ou ele não tem principios éticos?!

    filhos de advogados… aff!

  4. Muito boa a explicação professor. É difícil encontrar explicação clara sobre quantos passos se pode dar com a bola na mão. Todo mundo fala que só se pode dar 3 passos quanto na verdade são 6 utilizando o duplo trifásico.

  5. Ok! Então não importa qual pé toca no chão, o importante é que seja 3 passos ou 6 no caso duplo trifásico, independente se é (direita-direita-esquerda) ou (direita-esquerda-esquerda). Qual a vantagem de se fazer um passada repetida com o mesmo pé? Acredito que o atleta/aluno o fará em ultimo caso, pois perde-se potência e impulsão.

    Lincoln M.M
    São José dos Campos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s