Jogo para Estruturação de Espaços – Jogo dos Espaços Vazios

Retomando aos jogos pedagógicos, abaixo, segue a animação de um exemplo de jogo com finalidade de estimular o preenchimento racional do espaço de jogo.

Neste jogo, cada um dos setores marcados – podem ser usadas cordas, giz, cones que delimitem os vértices dos quadrados, por exemplo – só poderá ser ocupado por um jogador de cada equipe.

Caso aconteça de dois jogadores da uma mesma equipe preencherem o mesmo espaço, a posse de bola é dada para a equipe não-infratora e um dos jogadores infratores terão que ficar, até que sua equipe recupere a posse da bola, “preso” no seu setor.

A bola deve ser entregue (não deve ser lançada) aos jogadores dentro dos alvos – delimitado por arcos, linhas ou giz, por exemplo – valendo 1 ponto.

Exemplo do Jogo, com a utilização de maração individualizada

Trata-se de um jogo em que noções de marcação zonal acabam por ser uma solução interessante para os defensores, porém, para que isso seja colocado na aula, deve-se observar a possibilidade de os alunos, em conjunto, perceberem o ganho tático defensivo desta atitude, sendo o professor um mediador dessa tomada de decisão coletiva, estimulando que eles experimentem a situação de controle de uma determinada zona defensiva.

Exemplo do Jogo, com utilização de defesa com conceito zonal – dificultando a progressão ofensiva, estimulando a rezolução de problemas por parte dos atacantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s