Jogo de Alvos Centrais

A Família de “Jogos de Alvos Centrais” carrega sobre si uma carga bastante presente de elementos típicos dos desportos coletivos – uma equipe que ataca, uma equipe que defende, um alvo a ser atacado e defendido, além de contemplar todas as possibilidades técnico-táticas do jogo, com exceção aos aspectos transicionais do jogo.

Segue a aplicação de “Jogos de Alvos Centrais” para a iniciação ao handebol, através de um vídeo explicativo:

Anúncios

10 comentários sobre “Jogo de Alvos Centrais

  1. Olá Cristina,

    Esse jogo é uma adaptação bastante aproximada do jogo de handebol, porém, pensado numa proposta em que não haja transição ofensiva defensiva, mas apenas a centração num único alvo, este o principal objetivo a ser alcançado no jogo e o principal a ser protegido.

    Nele, a equipe que ataca deverá tentar tocar a bola (não lançar!) no cone central, saltando de fora do circulo para dentro.

    Para isso deverá criar uma situação de superioridade numérica (ou por uma sucessão de passes e infiltrações, ou pela execução de uma finta numa situação de 1×1), mas isso deve ser estímulado e construído…não deve ser imposto, pois nada é mais interessante que guiarmos nossos alunos a compreenderem as várias formas de aprender a ultrapassar a defesa e chegar ao alvo.

    A inclusão dos “mini-gols” vem a enriquecer o jogo, criando um grau maior de difculdade na defesa, criando assim uma relação de “zona a defender” para cada um dos defensores. É uma adaptação importante numa transição para a aprendizagem da defesa zona. Para esses estímulo, o jogador defensor nao pode permitir que um jogador passe por dentro dos cones com o domínio da bola.

    Espero ter esclarecido.

    Abraços,

  2. Oi Lucas,

    Parabéns pelo site!

    Sou professora de handebol do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPE, na Paraíba. Encantada com o conteúdo do seu blog e sobretudo com o material de animação, especialmente, a prancheta virtual apresentada nesta postagem, gostaria de uma informação a respeito da mesma. A prancheta é um software livre… caso seja, como posso está adquirindo o programa, se não for, por favor, como posso comprar essa ferramenta…

    Muito obrigada pela atenção.

    Izabel

  3. Parabéns pelo blog muito bom!
    adorei ..
    A prancheta é um software livre… caso seja, como posso está adquirindo o programa, se não for, por favor, como posso comprar ???

    responda por favor ..

    e parabéns novamente !

  4. olá esse blog é super maneiro e eu gostaria de saber como eu consigo esse programa de computador para armar jogas e etc…
    obrigado

  5. oi! estou no primeiro ano de educaçao fisica e gostaria se fosse possivel q me ajudase pois tenho q montar uma aula de exercicio de adptacao de handebol,se atender agradecço muito.

  6. Olá Lucas!
    Sou Professor de handebol da Escola Monteiro Lobato, de Maceió. Trabalho, principalmente com equipes pré-mirins e mirins. Quero parabenizá-lo pelo excelente blog. Professor Carlinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s