Essa organização de jogo é bastante básica e útil para que nossos alunos aprendam a jogar na situação de 1×1.
O 1×1 fundamenta muitas das ações básicas do handebol e deve ser ensinada de maneira bastante enfática no processo de iniciação e especialização.
Jogar bem no 1×1, é um dos fundamentos básicos para a execução da fixação par de maneira organizacional correta.
Ao realizar a ação de 1×1 nossos alunos devem ter por estímulo ultrapassar o seu marcador, sempre.
Num jogo de handebol, ao atacar um marcador direto, somente, o jogador não garante ganhos ofensivos se após esse ataque, não procurar ultrapassá-lo. Imaginem se uma equipe iniciar um engajamento com todos os jogadores simplesmente atacando seu marcador direto (fixação par) e imediatamente passar a bola? Qual o ganho coletivo? Alguém irá ‘sobrar’? Alguém ficará livre para arremessar? Claro que não.
A ação de atacar um marcador no 1×1 só se fundamenta como algo bom se, ao atacá-lo, o atacante tentar ultrapassá-lo.
Esse jogo, prima por isso: atacar o marcador e tentar fintá-lo para penetrar à área entre a linha continua e a tracejada e marcar 1 ponto.
As regras do jogo são simples.
Divide-se a quadra em 6 áreas, 3 em cada metade da quadra.
Divide-se o total de alunos em duas grande equipes, no caso da figura 1, será uma equipe verde e uma equipe vermelha.
De um lado da quadra, a equipe verde ataca e a equipe vermelha deve denfender e do outro lado o inverso.
Cada região é defendida por um jogador que enfrentará um atacante. Caso o atacante o ultrapasse e penetre à área entre a linha continua (área do goleiro) e a tracejada (linha de 9 metros), com a bola, esse ganha um ponto e os jogadores de fora (atacantes e defensores) entram para começar um novo jogo.
Caso a defesa consiga imobilizar o atacante, ela cumpre seu papel defendendo seu alvo e troca-se também o atacante e o defensor.
Isso pode ser organizado por tempo, por exemplo, 15 minutos de jogo e depois inverte quem ataca e quem defende. O professor também deve procurar orientar que os jogadores que defendem e que atacam troquem entre si, pra que tentem sempre atacar e defender colegas diferentes.
Cada um marca seus pontos e no final, o professor conabiliza os pontos.
A equipe que acumularmais pontos no geral vence.

OBS.: Esse jogo pode ser adaptado à fase de compreensão do jogo que o grupo possui. Serve desde a iniciação até o alto-rendimento. Basta para isso, incluir ou adaptar regras formais do handebol, como por exemplo, permitir 2 saídas ou não, limitar as passadas para 3, deixar que o atacante faça mais passadas ou mesmo liberá-lo para correr o quanto quiser com a bola nas mãos, entre outras várias regras que podem ser adaptadas de acordo com o nível de compreensão do jogo em que o grupo se encontra.
eu nao gostei dessa porcaria………………………………………………………………………………………..
Professor sou estudante de Edc. Física achei seu material muito bom, necessito de uma ajuda, qual o melhor jogo e/ou brincadeira que eu possa usar em sala de aula para trabalhar os membros frontais (abdução eadução)?
Aguardo um retorno, muito obrigada e parabéns!!!
adorei esta atividade, mas para qual idade pode ser dada a mesma??
Sou professora de educação física, e estou dando aula para adolescentes, gostaria de mais dicas, p as aulas de handebol.
Agradeço desde já
Lilian.
Olá… Sou Aluna de Ed. Física, e preciso elaborar um exercicío paa trabalhar com a Finta.
Vcs poderiam tar me ajudando a montar esse exercicio e uma brincadeira ou jogo que tem ligação co a Finta…
Obrigada…! No Aguardo