Dono do Gol – Variação do Mãe da Rua

Este jogo é uma simples adaptação do jogo popular “Mãe ou Dono da Rua”.

É indicado para os primeiros contatos com o handebol e tem por finalidade estimular a melhor tomada de decisão referente à progressão nos espaços vazios, visando finalizar a bola no gol. Trabalha também a necessidade de driblar (quicar) a bola descentrando-se dela e observando a ação do “Dono do Gol”.

O jogo é feito em meia quadra e cada aluno deve ter uma bola (no caso de haver menos bolas, eles devem ir revezando a bola sempre que alguém conseguir passar pelo “Dono do Gol” e finalizar na baliza).

Todos devem se colocar fora da linha dos 9 metros, que é o local protegido pelo(s) “Dono(s) do Gol”, e devem ficar driblando a bola e observando as ações do(s) “Dono(s) do Gol” ao mesmo tempo.

Quando os jogadores que devem atravessar a rua  para finalizar encontrarem o momento mais adequado para isso, devem segurar a bola, realizar três passos, saltar e arremessar a bola no gol, sem invadir a área dos 6 metros, pegando-a novamente e voltando para o início da atividade.

Esta atividade, a princípio, não tem por objetivo específico estimular a qualidade da finalização, tratando inicialmente de um princípio fundamental para os alunos iniciantes: buscar o gol sempre que uma boa oportunidade surgir, o que costumo chamar do princípio de “Gostar de Fazer Gols”, criando, dessa forma, um apelo para que se encontre o melhor momento de progredir com a intenção de finalizar a gol (mesmo que a finalização seja no centro do gol ou mesmo para fora, o importante é possibilitar ao aluno a chance de finalizar, principalmente por se tratar da iniciação ao handebol).

É um jogo sem goleiros, tendo apenas o(s) “Dono(s) do Gol” protegendo os gols.

O “Dono do Gol” por sua vez, tem por objetivo impedir que os atacantes arremessem a bola no gol. Dessa forma, ele deve tentar tocar nos colegas, antes que eles saltem para arremessar.

Pode-se facilitar a ação do ataque colocando bolas nas mãos do(s) “Dono(s) do Gol”, para que eles toquem a bola no tronco do colega, por exemplo. O importante é que a ação do defensor, seja desde cedo orientada para não tocar os colegas de lado, pelas costas ou no momento em que eles estejam saltando, orientando-os quanto aos princípios básicos da defesa.

Com a evolução do jogo, pode-se também utilizá-lo, ainda na iniciação, para ensinar aos nossos alunos outro princípio importante do jogo de handebol, que costumo chamar de “Gostar de ter apoio para jogar” e “Gostar de dar apoio ao colega”, realizando a atividade em duplas, sendo que somente pode ser pego pelo(s) “Dono(s) do Gol” aquele atacante que esteja com a bola em suas mãos.

O jogo poder ser iniciado com uma variação simples, onde exista apenas 1 “Dono do Gol” e, posteriormente pode ser utilizada a variação ajuda-ajuda (quem é pego também  se transforma em “Dono do Gol”).

Abaixo, segue ilustração do jogo, com uma variação feita com 1 Dono do Gol que segura uma bola que deve ser tocada nos atacantes. Há, porém, dois jogos simultâneos, um pelo lado direito e outro pelo lado esquerdo ofensivo:

2 comentários sobre “Dono do Gol – Variação do Mãe da Rua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s