Neste jogo, a equipe que se defende sempre tem áreas a serem defendidas em número maior que o número de jogadores e não pode permitir que o adversário entre nessas áreas defensivas e receba a bola dentro delas (a equipe adversária ganha um ponto sempre que alguém receber a bola dentro dessas áreas.
Para isso, os defensores podem empurrá-los para fora das áreas tanto os jogadores com bola e sem bola
Neste jogo, para dar maior dinâmica, pode-se usar duas bolas.
Cada vez que a equipe adversária errar um passe (jogar a bola para fora dos limites do jogo, ou recuperar a posse de bola) a equipe defensiva ganha a posse da bola e troca-se a equipe atacante e defensiva.
Trata-se, portanto, de um jogo cujos principais princípios operacionais defensivos trabalhados são: impedir a progressão adversária e proteção do alvo, além de secundariamente trabalhar a recuperação da posse da bola.
Figura 1. Defenda sua área – a equipe defensora não pode deixar a equipe atacante penetrar às áreas.
Jogo apresentado no artigo: Importância da Evolução da Tática Defensiva no Ensino do Handebol II
Caro professor, muito boa a atividade, sempre gosto de trabalhar as minhas aulas de uma forma bem dinâmica e essa atividade foi um sucesso na nossa escola, bom gostaria de pedir que o senhor postasse algo aqui de iniciação a fintas. Desde já obrigado e PARABÉNS pelo site, muito bom!
não entendi nada des assunto dessa matéria
quais são as defesas mais importantes do goleiro no handebol
me segue no facebook thyfany costa valeuuuuu