Respondendo a dúvidas que podem ser comuns a muitos professores

Recebi estas dúvidas por e-mail e achei interessante colocá-las no site, pois pode ser a dúvida de muitos de vocês.

O goleiro está caído e, durante a defesa, deixa a bola sair da linha da área de gol. Ainda caído, sem o controle da mesma, puxa levemente a bola para dentro da área de gol para dominá-la e seguir o jogo. Isso é falta? Que falta seria cobrada e de que forma?

  • O que conta nesta situação é se a bola está ou não tocando no chão. Se a bola está no chão e fora da área o goleiro não pode pegá-la estando dentro da área. Se a bola estiver no ar, não tem problema. Neste caso, será assinalado um tiro livre, cobrando antes da linha de 9 metros.

Se um jogador, próximo à linha lateral, sai com um ou dois pés, mas a bola ainda está dentro da quadra?

  • Se ele usar desta situação e obter vantagem no lance será considerado ilegal. Será assinalado um tiro livre para a equipe contrária.

Se a bola bater do joelho pra baixo é tiro livre, mas e se ela for arremessada por um jogador adversário, troca a posse de bola ou nada acontece?

  • Situação difícil essa, pois não cabe ao árbitro interpretar a intenção de quem lança a bola. A priori, creio que será assinalado um tiro livre para a equipe do jogador que jogou a bola nos pés do adversário. Mas é uma dúvida difícil de ser respondida, talvez, ocorram diferentes interpretações dos árbitros.

O goleiro está fora da área de gol jogando e ocorre um contra-ataque. Qualquer jogador da sua equipe pode entrar na área de gol para substituí-lo? Em que casos um jogador de linha pode se tornar um goleiro?

  • Não. Apenas o jogador caracterizado como goleiro (uniforme diferente de sua equipe) poderá entrar na área de gol para realizar as funções de goleiro. Um jogador de linha pode ir ao gol se trocar o uniforme, mantendo seu número da súmula, usando um uniforme com cor predominante idêntico ao do goleiro inscrito.

Se um atacante acerta com força a cabeça do goleiro, mas não de forma intencional, o que acontece?

  • Novamente, a questão da intenção. Se a atitude acontece de forma repetida, cabe ao árbitro punir por atitude anti-desportiva. Nas cobranças de tiro de sete metros é responsabilidade do cobrador do tiro não acertar o rosto do goleiro. Caso isso aconteça na cobrança do tiro de sete metros o atacante será punido com cartão vermelho.

O goleiro pode defender a bola com qualquer parte do corpo, mas e se chutá-la?

  • Para defender, pode inclusive usar as pernas do joelho para baixo. Defender significa interceptar uma bola que vem em direção ao seu gol. Ele não pode, por exemplo, lançar a bola para o campo de ataque com os pés, ou aparar uma bola com os pés que está saindo da área de gol. Se isso acontecer, será cobrado um tiro de 9 metros.

O cronômetro para nas cobranças de faltas , substituições?

  • Não, o jogo é com cronômetro corrido. O cronômetro só para em solicitações da arbitragem quando solicitam time-out, por exemplo, na aplicação de uma exclusão ou desqualificação.

Existe ainda tiro de canto? Em caso afirmativo, em quais situações ele é cobrado? Pois não encontrei no livro de regras.

  • No handebol não existe a denominação escanteio ou tiro de canto. Somente tiro lateral, por isso não consta nas regras. O tiro lateral na intersecção das linhas de fundo e lateral é assinalado sempre que um defensor toca por último na bola que sai pela linha de fundo. Defensor é sempre o jogador da equipe sem bola que esteja na quadra de jogo e fora da área do gol, logo, esta regra vale mesmo para o goleiro que estiver fora da área de gol.

Quantas vezes o apito é soado para  tiro de saída, fim de jogo e faltas? (por ex, no futsal, para finalizar o jogo, ele é soado 3 vezes)

  • O uso do apito só é obrigatório para as cobranças de tiro de saída e tiro de sete metros. Nenhum outro tiro necessita do apito do árbitro. Nestes casos, sempre um silvo breve é usado. Quando uma equipe marca um gol, o árbitro de gol deve realizar dois silvos breves para indicar que o gol foi assinalado.

Qual ocorre uma falta de substituição? Nesse caso, é dado tiro livre para a equipe adversária e exclusão para o jogador que está saindo ou entrando?

  • Quando um jogador do banco de reservas entra na quadra antes da saída de seu companheiro. O jogo é paralisado (time-out) e o jogador que entrou por equívoco na quadra é punido com uma exclusão por dois minutos. Logo, um jogador deverá ser retirado da quadra à escolha do treinador para que a equipe fique com apenas seis atleta em quadra (já contando com o goleiro). O reinício do jogo depende da situação. Se a bola está em situação controlada, sem chance clara de gol, é dada posse de bola à favor da equipe não infratora. Caso haja chance clara de gol (contra-ataque, por exemplo), o jogo será reiniciado com um tiro de sete metros. Sempre haverá a inversão da posse de bola caso a equipe infratora esteja com a bola.

Quando o árbitro apita uma falta , por exemplo, apita para a direção do ataque da equipe que sofreu a falta ou como isso ocorre?

  • Sempre indica no sentido do ataque da equipe que cobrará o tiro livre.

Durante um ataque, um jogador retorna a bola para um jogador da sua própria equipe, sendo que este jogador está antes da linha central (em seu campo de defesa). É falta?

  • Não, mas se o árbitro entender que esta situação retarda a conclusão do ataque, ele pode sinalizar o jogo pré-passivo.

Se a barreira faz falta, é tiro de 7 m ou 9 m?

  • Depende da situação. Se o contato é frontal, feito dentro da área de jogo, é assinalado tiro livre. Se o atacante está em uma chance clara de gol e sofre qualquer tipo de contato não permitido, será assinalado um tiro de 7 metros.

Para quais tipos de falta a barreira deve ser formada? O árbitro que solicita ou os jogadores já vão formando a barreira?

  • Os defensores poderão se posicionar há três metros da bola protegendo sua meta (montando uma barreira ou não) em tiros livres. Não existe orientação da montagem da barreira, mas o árbitro deve garantir que haja 3 metros de distância entre os defensores e o local em que a bola esteja.

Das regras 5-6 à 5-10, caso sejam infringidas pelo goleiro, quais faltas são aplicadas? Sempre tiro livre para a equipe adversária ou tiro de 9m ou tiro de 7m?

  • Sempre tiro livre em 9m.

Pode bater na bola (em um ataque) com a mão fechado (como se desse um soquinho na bola)?

  • Ao atacante é permitido sim.

Em nossa primeira aula, presenciei alguns alunos, no tiro de saída, pegando a bola, se abaixando para encostá-la, com a mão, na linha central, para depois passar para um jogador da equipe, isso não está correto né? Já foi usado alguma vez, pois disseram que um antigo professor os ensinava dessa forma.

  • Isso mudou há muito tempo. Já foi necessário, mas não é mais permitido.

Se a bola bate na trave e sai para linha lateral ou linha de fundo?

  • Se os atacantes lançaram a bola e a bola sai pela lateral é tiro lateral para a equipe que defendia, se sai pela linha de fundo é tiro de meta para a equipe que defendia.
  • Se a bola é tocada por jogadores de quadra e sai pela lateral ou linha de fundo é um tiro lateral para a equipe atacante, cobrado do local em que a bola saiu se sair pela lateral e cobrada na junção da linha lateral e linha de fundo se sair pela linha de fundo
  • Se tocar no goleiro e sair pela linha lateral, é tiro lateral para a equipe atacante.
  • Se tocar no goleiro e sair pela linha de fundo, é tiro de meta.
Anúncios

2 comentários sobre “Respondendo a dúvidas que podem ser comuns a muitos professores

  1. Muito bom e ajuda a elucidar muitas pessoas!

    Porém atenho-me somente na segunda situação:
    “Se um jogador, próximo à linha lateral, sai com um ou dois pés, mas a bola ainda está dentro da quadra?”

    Será concedido um tiro livre ao invés de um tiro de lateral, pois no caso descrito neste trecho da pergunta “… mas a bola ainda está dentro da quadra…” a bola está em jogo e o atleta utiliza a área externa de jogo para obter vantagem.

    Observa-se a clareza da atitude vantajosa para usar as seguintes regras

    Regra Oficial 2016 – CBHb/IHF
    “Regra 11 – Tiro de Lateral”
    11.1. Um *tiro lateral* é concedido quando a bola cruzar completamente a linha
    lateral, ou quando um jogador de quadra da equipe defensora foi o último a
    tocar a bola antes de ela cruzar a linha de fundo de sua própria equipe.”

    “Regra 7 – Manejo da bola, Jogo Passivo
    7.10. Se um jogador em posse da bola se movimentar apoiando um ou ambos os
    pés fora da quadra (e a bola ainda estiver dentro da quadra), por exemplo,
    para passar ao redor de um jogador defensor, será aplicado um *tiro livre* para
    o adversário…”

    Espero ter contribuído para o entendimento da situação!

    Grande Abraço!
    Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s