Pra que serve a linha tracejada no Handebol?

É bastante comum que seja feita a associação da “linha pontilhada” (que na realidade é tracejada) com o handebol, afinal, esta é uma das marcações que diferenciam a quadra de handebol da quadra de futsal (existem outras particularidades da quadra de handebol como a ausência do círculo central e das linhas do escanteio, a existência das linhas de sete metros e a de quatro metros – que é específica para os goleiros – e também uma linha que delimita a área de substituição).

Mas, afinal, para que serve esta linha em termos de regra e como compreendê-la em termos pedagógicos?De acordo com a regra 1:5, “a linha de tiro livre (linha de 9 metros) é uma linha tracejada a 3 metros de distância da linha da área de gol”, logo, ela está associada às cobranças de tiros livres (oriundas de faltas e outras violações possíveis de acontecer no jogo).

Também, de acordo com a regra do handebol, para que haja a cobrança de tiro livre é necessário que os jogadores da equipe defensora mantenham a distância mínima de três metros da bola, o que torna a linha tracejada muito importante e prática. Vamos ver por quê?

Por possuir uma área restritiva (a área do goleiro) os defensores são impedidos de recuar para dentro desta área visando dar a distância regulamentar da bola caso uma infração seja cometida nas proximidades desta área. Resolve-se esse problema por meio de uma marcação fixa na quadra, sempre a três metros da linha da área do goleiro, para que toda vez que uma infração defensiva aconteça nos arredores desta área, a bola seja recuada a três metros da área do goleiro, reestabelecendo o local em que deve ser realizada a cobrança (Figura 1).

No handebol, a bola pode recuar para a cobrança de um tiro livre, por isso existe a linha tracejada.
Figura 1. No handebol, a bola pode recuar para a cobrança de um tiro livre, por isso existe a linha tracejada.

Outra função importante da linha tracejada é impedir que os atacantes a avancem antes de uma cobrança do tiro livre, impedindo que fiquem “na banheira” e, mesmo que um tiro livre seja cobrado do campo de defesa, nenhum jogador poderá ficar a menos dos 3 metros da área do goleiro adversário no momento da cobrança.

Dessa forma, é possível verificar a importância desta linha (às vezes ausente em muitas quadras poliesportivas por aí) para o bom andamento de uma partida de handebol.

Pedagogicamente, esta linha é fundamental para que as crianças compreendam que o handebol é um esporte em que não há “jeitinhos” para se cumprir suas regras, pois sempre haverá a necessidade de respeitar os três metros de distância da bola, nem que para isso os jogadores atacantes tenham que recuar.

Isso faz emergir a vantagem de parar o jogo, por meio do uso adequado do contato físico, nas proximidades da área defensiva, uma maneira lógica de fazer a bola afastar-se momentaneamente de seu gol, diminuído o perigo que a equipe adversária promove à defesa.

Ao familiarizar-se com a função desta linha, a criança passa a compreender melhor o porquê de não avançar a menos de 3 metros da bola em tiros livres do adversário e, em contrapartida, pode aprender a beneficiar-se disso quando sua equipe estiver em posse de bola, tendo uma região de proteção para receber a bola sem interferência da equipe adversária.

O importante trabalhar a familiarização das crianças com esta linha para possibilitar que elas tenham maior autonomia em brincar com o handebol fora do âmbito escolar ou do treinamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s