O handebol brasileiro precisa reconhecer seus ídolos

Para existir handebol de base, precisamos de algo fundamental: crianças querendo aprender handebol. Nunca haverá renovação sem isso.

Todo o resto: professores, competições, árbitros, clubes e associações do handebol só existirão se houver quem queira jogar handebol. Mas, o que é o tal do handebol?

Quando uma criança pega uma bola de handebol pela primeira vez, quase sempre observo uma carinha de dúvida: “pra que serve esta bola?”. Isso acontece pois poucos conhecem ou viram handebol.

A roda do handebol, para poder girar, precisa que estas crianças procurem o handebol e ali, resolvam ficar, aprender e jogar, mas para que aquele esporte tenha um significado mas amplo, este precisa transcender os limites da aula.

A criança precisa ter acesso ao esporte em sua casa, na internet, em joguinhos de computador, em brincadeiras com tampinhas de garrafa. É necessário criar uma cultura lúdica que transcenda nossas aulas.

O professor de handebol tem um papel que vai além da quadra, ele precisa ensinar às crianças onde encontrar handebol em seu tempo livre, isso deve fazer parte do planejamento do professor.

Passar jogos, fazer excursões para que eles assistam jogos de boas competições locais é fundamental.

Mas há algo, que junto com tudo isso, pode ser o combustível que falta para fazer o motor de handebol funcionar: temos que fazê-los reconhecer os ídolos de nosso esporte.

Professor de handebol tem que perguntar pra seus alunos: ” Viram o jogo no link que passei pra vocês? Aquela jogadora número 10 joga muito, não?”

Os alunos vão passar a reconhecer ídolos, a imitá-los, a acompanhá-los. O handebol será ainda mais significativo para eles.

Infelizmente, nem sempre o acesso a jogos e informações é simples, mas temos que investir nisso.

Sem ídolos, nossos alunos procuram menos o handebol. Sem alunos, pra que professor?

Hoje, as redes sociais ajudam muito, temos duas atletas eleitas as melhores do mundo nos últimos 3 anos, somos campeões mundiais no feminino e nossos alunos sabem disso? Orgulham-se disso? Temos que divulgar!

Dizem que a mídia dificulta, mas hoje, podemos acessar conteúdos de nosso esporte com facilidade e repassar isso à diante.

Então, mãos à obra. Nossos ídolos estão fazendo a parte deles, façamos também a nossa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s