Jogos Pedagógicos – Ensinando a Saltar a Arremessar no Handebol

Quantas vezes não temos que solicitar ao nosso aluno: “Salte para arremessar!” depois de uma finalização realizada por ele sem a utilização destas habilidades?

Uma estratégia muito utilizada para ensinar o aluno a salta e arremessar é pedir para que, simplesmente, façam isso, um de cada vez, com todos os outros amigos aguardando sua vez para fazer, por meio de correções do professor sobre o procedimento adotado pelo aluno.

Isto ensina? Sim, claro! Porém, também expõe o aluno que não consegue e este é o primeiro passo para a desistência do aluno. Portanto, devemos ter sensibilidade pedagógica quando tratamos do assunto.

Logo, uma forma adequada para isso seria ensinar o aluno a saltar e arremessar sem precisar de grandes intervenções, ou seja, criando atividades nas quais ele faça isso pela própria solicitação da atividade.

Para isso, apresento um jogo, que se faz jogante com relação a esta regra, de forma que o jogador seja impelido a tentar saltar e arremessar para ter êxito: Trata-se do Dodgebol com uma rede de voleibol.

O Dodgebol é um esporte, de origem norte-americana que se assemelha muito à queimada, porém é jogado com 6 bolas ao mesmo tempo e não possui o morto/cemitério. Quem é queimado sai e aguarda do lado de fora do jogo, mas se um amigo de sua equipe segurar a bola, ele volta a jogar (entrando na mesma ordem de saída do jogo – primeiro entra quem saiu primeiro, por exemplo).

Segue um vídeo mostrando a dinâmica deste jogo, que utilizei no CAD (Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento) organizado pelo Centro Educacional Objetivo de Campinas.

Apenas como feedback: depois desta atividade, alunos que tinham muita dificuldade em saltar e também o famoso “cotovelo baixo” melhoraram, sem que houvesse grande necessidade de correções: o fato de jogar este jogo trouxe a eles a descoberta de novas possibilidades.

Anúncios

11 comentários sobre “Jogos Pedagógicos – Ensinando a Saltar a Arremessar no Handebol

  1. preciso de 5 jogos pre-desportivos adaptados ao hendebol p um trabalho.por gentileza poderia mim ajudar.com objetivos e regras do jogo.

  2. nossaaa. ótimo jogo..parabéns pela criatividade e inovação.
    Preciso de referencia de livros com movimentações ofensivas e defensivas do hand. Pode me ajudar?

  3. Eu usei essa atividade com minhas alunas e deu super certo. Não tinha a rede e o post de volei e improvisei com uma fita amarrada nas laterais da quadra. Alunas que não pulavam e tinha cotovelo baixam conseguiram realizar a atividade sem problemas.

    Se alguem quiser manter contato profissional, trocar ideias é só me mandar um e-mail: doug_ufjf@hotmail.com
    abss a todos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s