Frutos de uma aula de Pós Graduação – Jogos que ensinam Handebol 1

Nos dias 10 e 11/12 de 2011, fui o docente da turma de especialização da Universidade Gama-Filho, do curso de Pedagogia e Treinamento dos Jogos Esportivos Coletivos, ministrando o módulo de Iniciação e Treinamento do Handebol, na qual 3 turmas de especializandos da cidade de São Paulo participaram. O curso foi realizado no Centro Olímpico, com total apoio do professor Daniel “Cubano”, para o qual deixo um forte abraço, pois foi muito interessante a conversa e a troca de experiências que tivemos.

De forma geral, o curso tratou de 4 principais eixos: A visão sistêmica do handebol, métodos de ensino – tratando da valorização do Jogo como forma de ensinar, definição dos conteúdos de aprendizagem e os sistemas de jogo para a iniciação e especialização.

Como avaliação, ou melhor, frutos deste processo, no último dia de curso, foram divididos 4 grupos que receberam uma tarefa: construir um único jogo que pudesse dar conta de ensinar diversos conteúdos relacionados ao processo de aprendizagem ao handebol. Abaixo, seguem os temas trabalhados por cada grupo:

Tema 1:

Desenvolver um jogo que possa ensinar:

  • Defesa: A troca de atacantes ou acompanhamento destes dentro de um sistema defensivo aberto.
  • Ataque: Queda de segundo pivô.

Tema 2:

Desenvolver um jogo que possa ensinar:

  • Defesa: Marcação individual.
  • Ataque: Desmarque com progressão ao alvo adversário, passe e recepção.

Tema 3:

Desenvolver um jogo que possa ensinar:

  • Defesa: Jogar contra superioridade numérica ofensiva e trabalhar a troca de marcação do pivô.
  • Ataque: Luta pelo espaço vazio (para Pivôs).

Tema 4:

Desenvolver um jogo que possa ensinar:

  • Defesa: Marcação em zona para defesas em 2 linhas e valorização do contato físico.
  • Ataque: Ocupação de espaços vazios e finalização.

Os resultados foram maravilhosos e, com a devida autorização de cada grupo, publico abaixo a atividade proposta para o tema 1 e realizo uma breve análise pedagógica de cada uma desta. Nos próximos artigos, farei o mesmo com os outros 3 temas.

Jogo para o tema 1:

  • Defesa: A troca de atacantes ou acompanhamento destes dentro de um sistema defensivo aberto.
  • Ataque: Queda de segundo pivô.

Regras:

Joga-se 3×3+Goleiro (armadores esquerdo, central e direito; defensores 2 esquerdo e defensor esquerdo e 3) em meia quadra dividida em 3 áreas verticais (figura1 e 2).

Figura 1. Organização ofensiva e defensiva do jogo proposto.

Figura 2. Divisão das 3 áreas verticais.

A organização inicial do jogo parte com um atacante ocupando apenas uma das áreas verticais e a defesa é livre para se movimentar entre as áreas verticais. Os atacantes só poderão ocupar a mesma área vertical se um jogador atacante infiltrar em 9 metros, atuando como pivô (figura 3).

Figura 3. Orientação sobre a regra da atividade. Quando pode haver 2 atacantes na mesma área vertical?

A defesa deve iniciar o jogo marcando fora dos 9 metros (figura 1) e só pode entrar dentro dos 9 metros se um jogador atacante conseguir infiltrar com ou sem bola dentro da linha tracejada (figura 4).

Figura 2. A defesa deve iniciar o jogo fora dos 9 metros. Só pode entrar se um atacante infiltrar.

Análise pedagógica:

Tendo em vista trabalhar a tomada de decisão sobre permanecer marcando em zona ou acompanhar o adversário, este jogo possibilitará aos defensores este conflito permanentemente. Se um jogador atacante ocupar a área vertical de um segundo atacante, este último poderá tomar duas decisões: ou ocupa a área vertical do primeiro jogador, realizando um cruzamento ou troca de posto, ou procura realizar uma infiltração sem bola atuando como segundo pivô, pois a regra permite que dois atacantes ocupem a mesma faixa vertical caso um deles esteja dentro de 9 metros.

Desta forma, o jogo acaba criando as necessidades para que se aprenda a utilizar os três conteúdos solicitados: trocar de atacante ou acompanhá-lo? Em que momento devo cair como segundo pivô? Em que momento devo abrir mão da defesa aberta e sair da segunda linha defensiva voltando para a primeira?

Toques Didáticos:

O professor deverá ter atenção ao cumprimento da principal regra ofensiva do jogo: os atacantes só poderão ocupar uma mesma área vertical se um atacante jogar como segundo pivô, verificando a utilização dos cruzamentos, trocas de posto e quedas de segundo pivô.

O professor deverá orientar os defensores para o conceito defensivo zonal, quando há cruzamento dos atacantes fora dos 9 metros, fazendo os alunos entenderem a importância de não acompanhar os atacantes de sua região quando eles trocam de posição pela sua frente (figura 5) e fazê-los entender que quando um deles entra como segundo pivô torna-se importante acompanhá-lo, pois é difícil para quem está avançado fora dos 9 metros acompanhar tudo o que está acontecendo em suas costas (figura 6).

Figura 5. Realizar troca de atacante quando houver troca de posição pela frente da defesa.

Figura 6. Quando houver infiltração nas costas da defesa, é melhor acompanhar o adversário, não realizando troca de marcação.

Considerações:

Por se tratar de uma proposta que tenha como objetivo ensinar os conceitos relacionados à defesa zonal aberta, devemos entender que os toques didáticos estão relacionados ao momento de aprendizagem de quem ainda está na fase de apreensão deste conteúdo. Existem outras formas de se organizar defensivamente frente às situações postas, porém, a possibilidade levantada pelo grupo que realizou a atividade é muito válida para quem está aprendendo a defender em zona aberta.

Gostaria de agradecer ao Gabriel, Camila, Marcelo, Luís Fernando, Fernanda, Gustavo, Glauco, Diego, Daniel, Rosane e Thiago, que elaboraram esta atividade, aceitaram que esta fosse postada no blog e, assim, contribuíram muito para a missão deste site.

No próximo post, uma progressão de jogos que visa trabalhar:

  • Defesa: Marcação individual.
  • Ataque: Desmarque com progressão ao alvo adversário, passe e recepção.

Até mais,

Anúncios

3 comentários sobre “Frutos de uma aula de Pós Graduação – Jogos que ensinam Handebol 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s