Ensinando a progressão sem bola e ocupação dos espaços vazios

Neste texto darei alguns exemplos de atividades voltadas para a iniciação à modalidade, em uma sessão de treino/aula.

Sabemos que dependendo da idade essas atividades devem ser mais ou menos voltadas para o lúdico, com mais brincadeiras do que exercícios fechados.

O importante nas atividades são os objetivos que devem estar voltados ao aprendizado de aspectos da lógica do handebol, como as infiltrações, a procura pelos “espaços vazios”, a procura individual e coletiva pela conquista do objetivo do jogo (gol), com a intenção de introduzir o jogo mais complexo, com mais jogadores.

Em um primeiro momento da aula, podemos utilizar de brincadeiras para o aquecimento e que tenha ações e lógica semelhantes para a introdução do assunto programado para o dia.

Abaixo segue uma aula aplicada para ensinar aos alunos de 8 a 10 anos (pode ser aplicado a turmas de 12 e 13 anos desde que sejam iniciantes) a receber a bola em progressão, visualizar os “espaços vazios”, a infiltração e a finalização ao gol.

Atividade 1: Travessia do Rio

Para esta atividade podemos usar a metade da quadra de voleibol (conforme figura 1).

Um ou dois alunos ficam ao centro do espaço e são os pegadores. Os demais alunos ficam todos do mesmo lado do “rio”.

Os alunos que estão no centro devem dizer uma dificuldade para a travessia, por exemplo: driblar a bola, correr em duplas de mãos dadas, correr e trocar passes sem deixar a bola cair ao chão.

Os alunos pegadores trocam de lugar com o colega se conseguir tocar com as duas mãos nos ombros sempre de frente com quem está tentando fazer a travessia. Ao pegar o colega, este ficará como pegador em seu lugar.

Figura 1. Travessia do Rio

Atividade 2: “Touchdown” adaptado

Demarcar os espaços como na figura 2 e dividir os alunos em duplas e a disputa é feita uma dupla contra a outra.

O objetivo do jogo é conseguir entrar no espaço adversário com a bola – não vale receber a bola dentro do espaço.

Neste jogo algumas regras podem ser colocadas a fim de que a infiltração e as ações tanto individuais quanto coletivas sejam valorizadas, tais como impedir o drible, dar mais ponto a dupla que conseguir fazer a infiltração com finta, ou sem ser tocado pela defesa.

Figura 2. Touchdown Adaptado

Atividade 3: Jogo de infiltração

O professor deve delimitar um espaço entre a linha de 9 e de 6 metros (conforme figura 3) na qual as ações de infiltração serão pontuadas.

A defesa deve posicionar antes dessa região para evitar que o ataque consiga entrar não podendo entrar na área delimitada.

O ataque não pode fazer passe dentro dessa região, ou seja, o aluno tem que receber a bola antes dos 9 metros e entrar em posse da mesma.

Para cada infiltração é somado um ponto para a equipe que está atacando. Caso o aluno consiga fazer o gol soma-se mais um ponto à sua equipe. Para que ocorra o estímulo defensivo, cada bola roubada vale 1 ponto para a equipe defensora. Deve-se pensar num formato de rodízio entre ataque e defesa (por tempo, por tentativas e etc..)

Figura 3. Jogo de Infiltração

Atividade 4: Jogo formal com adaptações

Fazer o jogo formal de handebol, com as regras oficiais só que com o espaço de quadra e o número de jogadores reduzidos (3 contra 3,  4 contra 4).

Colocar pontuação diferente para as diferentes ações em função dos objetivos da aula: como o objetivo desta aula é a infiltração, colocar o gol de 6 metros valendo 2 pontos e os demais valendo 1 ponto.

Ao final da aula fazer uma conversa relembrando o conteúdo explicado durante as atividades e ressaltando os acertos ocorridos.

Anúncios

2 comentários sobre “Ensinando a progressão sem bola e ocupação dos espaços vazios

  1. sou treinador de andebol no meu país (cabo verde) e gostei muito dos teus métodos. parabens. se puderes envia qualquer coisa para o meu email pois o andebol no vosso país esta muito mais avançado do que no nosso e precisamos apreender com quem já esta mais avançado. um abraço

    1. Pode ajudar nosso grupo estamus na maior dúvida em progressão do handebol temos que preparar 8 exercícios. Começando do fácil ao intermediário até o difícil é dividir para cada um do grupo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s