O Handebol Precisa se Auto-Promover. Divulga Handebol @TiagoLeifert

O chamado ‘benchmark’ é uma importante estratégia de negócios. Entendendo esse conceito de maneira simples, seria como estudar estratégias utilizadas em outras áreas (ou mesmo por empresas concorrentes) de forma a criar novas iniciativas para a sua própria empresa.

Existem exemplos de ‘benchmark’ que são de fundamental necessidade de estudo, por parte dos dirigentes de nosso amado Handebol.

Gosto de citar sempre o caso do voleibol, um verdadeiro “case de sucesso”, pois, como uma modalidade de fraco poder televisivo (alguém sabe quanto tempo dura uma partida de vôlei? Não dá pra saber! E esse é um importante fator para a inserção de uma modalidade na grade televisiva) conseguiu essa inserção magnífica na mídia brasileira? Quais foram as iniciativas da CBV (confederação brasileira de voleibol) em relação às regras, organização de competições, aproximação com emissoras e TV e etc?

A promoção da modalidade é fundamental para seu crescimento. No caso do handebol, temos que desmistificar o falso título de que é o “esporte mais praticado dentro das escolas” para oportunizar possibilidades para que o handebol pule os muros das escolas (ver texto do prof. Riler Silva Reverditto sobre o assunto clicando aqui).

Falando em promoção (ou melhor, em auto-promoção), o Rugby (com certeza, ultimamente você deve ter tido contato com esse nome, de alguma forma) tem sindo uma importante fonte de ‘benchmark’.

Foi impressionante quando, ao ver televisão, me deparei com a seguinte peça publicitária:

Pesquisando na internet, encontrei esta outra peça publicitária sobre o Rugby brasileiro, por sinal, também muito interessante! Confiram:

Em mim, surgiu um misto de indgnação – com aquela sensação de “os caras estão saíndo na frente, daqui a pouco estou vendo rugby na TV mas ainda não estou vendo handebol – e felicidade – é muito bom ver empresas e confederações interessadas em divulgar novas modalidades esportivas.

Observando essas iniciativas percebo como o Handebol não tem sido merecidamente divulgado de forma a torná-lo forte dentro do Brasil. Mal se fala em nossa modalidade nos veículos de televisão, jornais impressos e mesmo em mídia digital.

Não seria necessário que além do esforço que nós, pequenos divulgadores da modalidade, tentamos fazer, nossa confederação (CBHb) não se esforçasse para que o handebol finalmente apareça?

Sei que há dificuldades, e muitas, em relação às questões financeiras na CBHb, porém, algumas atitudes simples, veiculada diretamente por ela, como, por exemplo, o reconhecimento de nós, pequenos divulgadores da modalidade, em sua estrutura oficial, já que criamos conteúdo para a divulgação da modalidade com certa frequência, qualidade e, principamente, empenho, já seria um bom início.

Dessa forma, divulgo agora uma ação iniciada pelo atleta Diogo Hubner no twitter (@DiogoHubner) e que sugiro a todos que a continuem de forma frenética. Afinal, somos pequenos, mas somos o público amante do handebol e de forma gratuita já podemos auxiliar na auto-promoção de nossa modalidade.

Todos, ao lerem esse artigo, escrevam em seus twitteres: “divulga #handebol @TiagoLeifert” pois assim quem sabe a modalidade não entra, de vez em quando, na pauta do Globo Esporte, quem sabe, ainda antes do Rugby, que vem sendo um belo exemplo de busca de inserção cultural no esporte brasileiro.

Aproveitem e sigam o “Pedagogia do Handebol” no twitter @pedagoghandebol

Abraços a todos!

Anúncios

Um comentário sobre “O Handebol Precisa se Auto-Promover. Divulga Handebol @TiagoLeifert

  1. muito intesante seu post… apartir de hj vou começar a fazer isso… instimula a todos… e posta no twitter insandecidamente…abraços e parabéns (não deixarei mais um dia de passar por aqui)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s