Jogos Pedagógicos – Aprendizado de Cobertura Defensiva Zonal

O jogo a seguir tem por objetivo trabalhar um importante meio tático defensivo, típico da defesa zonal: a cobertura defensiva.

Mais do que ensinar a movimentação da cobertura de maneira analítica de forma a fazer alunos/atletas simplesmente ‘decorar’ uma sequência de deslocamentos, através do jogo é possível fazê-los vivenciar a necessidade de realizar a cobertura por orientação do cumprimento da lógica do jogo (não sofrer mais gols do que faz), característica que deve ser o verdadeiro objetivo pedagógico do ensino desse meio tático defensivo tão importante para a orientação defensiva.

Temos a seguir, a figura base do jogo:

Matriz Jogo Zona x Espaços Vazios_1

Como podemos observar, a proposta é de um jogo de (3+goleiro)x3 em meia quadra.

Para essa estrutura, são colocados 7 cones, que orientam o jogo para seu cumprimento, de forma que é possível marcar pontos de duas formas:

  1. Caso o atacante com bola passe por um dos espaços entre os cones que esteja sendo defendido por um jogador de defesa e depois disso, ele fizer o gol, o gol vale 1 ponto;
  2. Caso o atacante com bola passe por um dos espaços entre os cones que esteja sem nenhum defensor protegendo esse espaço e depois disso ele fizer o gol, ele ganha 2 pontos, mas já ganha 1 ponto pelo simples fato de passar pelo espaço vazio (sem marcadores protegendo).

São colocados 7 cones exatamente para que possamos criar 6 espaços para serem defendidos (o dobro do número de defensores), pois assim, dificilmente um jogador conseguirá cobrir dois espaços, necessitando que o jogador defensor adjacente preocupe-se em cobrir o espaço que fica vazio, para que não haja a entrada do jogador adversário mesmo que ele passe pelo seu marcador direto, conotando assim a necessidade de ser realizada cobertura, sempre.

Pode ser que inicialmente não haja o entendimento dos atletas para a importância da cobertura nesse jogo, porém, entra aí a ação didática do professor, orientando os alunos/atletas a pensarem sobre essa possibilidade de maneira guiada, sem que as respostas ao problema sejam dadas simplesmente pelo professor.

Ao ensinar por jogos, muitas vezes faz-se necessário a repetição da realização do jogo algumas vezes para que finalmente haja a internalização do conceito vivido. Isso é muito mais válido para o processo de aprendizagem do que a aplicação simplificada de movimentações ‘táticas’ sem bola, pois jogando, há significado para a realização de cada resposta defensiva.

Trata-se de um jogo eficiente para equipes que tenham bem definidos os conceitos básicos da defesa em zona.

A opção pela linha de 9 metros é uma questão que depende da intenção do professor. Neste caso a ideia é orientar o ataque a jogar fora dos 9 metros e trabalhar com a defesa as preocupações básicas que se deve ter em defesas abertas, como a queda de um pivô e o deslize por trás da defesa.

Anúncios

3 comentários sobre “Jogos Pedagógicos – Aprendizado de Cobertura Defensiva Zonal

  1. Já acompanho o seu trabalho desde o outro site Handebolbrasil.net..Desenvolvo um projeto voluntário(CEU) e vejo que o seu estudo relacionado ao handebol no meu modo de ver facilita o entendimento p aqueles que trabalham ou vão iniciar na modalídade principalmente nas categorias de base, alem é claro da idéia de passar o conhecimento adquirido que é o diferencial..Coloquei em pratica esse jogo e rapidamente já se nota como a cobertura é essencial…Gde ferramenta essa da Pedagogia do Handebol.

    Abç

    1. Olá Paulo, realmente, a ideia desse espaço é divulgar como jogar pode ser uma forma de abordar conceitos que muitas vezes são apenas explicados verbalmente ou mesmo ensinados de forma descontextulizada ao ato de jogar, fator que faz com que o aprendizado seja descompromissado com a ação aplicada em ambiente de jogo. Espero realmente poder sempre ajudar a tantos professores que iniciam seus trabalhos com handebol e por vezes têm dificuldade de encontrar material gratuito que fale dessa dificil missão, bem como orientar sobre a valorização do jogo, como forma de ensinar. Abraços,

  2. gostei do trabalho espero encontrar sem pre novidadades, pois, sou de Roraima e as novidades aqui são bem poucas. abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s