Pensando sobre Pedagogia

Quem acessa esse site depara-se com a palavra ‘Pedagogia’ associada a outra ‘handebol’.

Falar em pegadogia parece simples, mas em verdade não é. Digo inclusive que para conceitá-la, eu levaria muito mais do que apenas um artigo.

Refletindo, no entanto, posso diver que ‘pedagogia’ é mais do que educação, pedagogia é a intenção em educar.

Quem diz trabalhar com educação não necessariamente é um pedagogo, mas se aquele que trabalha consegue ser pedagogo, por consequência é educador.

Ontem tive o prazer de conhecer o professor João Batista Freire e um momento, para mim, ímpar, pois além do próprio professor João Freire (um grande referencial em minha vida profissional), estavam presentes também naquela ‘roda de conversa’ pessoas como João Paulo Medina e Alcides Scaglia, além de Rodrigo Leião e Eduardo Conde Tega. Momento inesquecível, conversas extremamente pedagógicas e inspiradoras (confeço que mais ouvi do que falei, não tive coragem de interrompê-los em momento algum).

Diante de tanta inspiração não podia deixar de voltar a escrever sobre PEDAGOGIA.

Pensando na pedagogia do esporte (e do handebol), trago essa semana algumas perguntinhas para pensarmos sobre o assunto:

“Professores de educação física que trabalham com o esporte, sobretudo na iniciação esportiva, sabem ser pedagogos ou apenas dizem educar com e pelo esporte?”

Indo mais a fundo: “Existe clareza nesses ‘professores’ que eles são ‘professores’? Pois professores devem mais do que ministrar aulas, devem mais do que planeja-las, devem mais do que administrar um grupo de crianças, alunos ou atletas. Um professore (de educação física, ou não) deve ensinar a ensinar, a entender, a compreender e a refletir. E deve fazer isso intencionalmente, pedagogicamente.

E o esporte? Ele é um meio incrívelmente rico para isso.

Pensem sobre o assunto, e percebam-se se são pedagogos a partir do esporte ou se apenas ensinam esporte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s