Jogos Pedagógicos – Utilizando meios táticos individuais em benefício coletivo

Caros amigos, há algum tempo não atualizo o bando de jogos pedagógicos do site e essa semana achei por bem trazer à tona a discussão sobre o ensino de elementos táticos individuais.

Para muitos autores espanhóis, dentre eles Antón, um clássico autor do handebol, as organizações do jogo podem ser dividias em meios táticos, que organizam-se em táticas individuais e coletivas, sendo que os meios táticos coletivos subdividem-se em meios táticos de grupo (envolvendo 2 ou 3 jogadores adjacentes) e de equipe (envolvendo toda a equipe).

Ao falar de Táticas Individuais, podemos destacar, por exemplo as fintas, desmarques e bloqueios.

Um primeiro olhar nos trás uma curiosidade: fintar não será uma ação técnica? Desmarcar-se e bloquear também não seriam?

A princípio parece que podemos simplesmente colcoar cones ao chão e orientar para que nossos alunos “driblem” esses cones, fixando e deslocando rapidamente de um lado para o outro, conseguindo assim ensinar-los a fintar.

Sobre a ótica do ensino tradicional, isso parece adequado, pois ensinamos a técnica da finta e com o conhecimento de como essa técnica se organiza, depois veremos se há transferência imediata para o confronto de 1×1.

Ensinada dessa forma, a finta é técnica e não tática.

Porém, se a finta for uma ação individual que, porém, gera benefícios coletivos (grupo e equipe), essa finta passa a ser entendida como tática e não como técnica. Assim, um gesto intencional, que tange à ação de uma determinada técnica para resolver um determinado problema ganha uma conotação de benefício para o restante da equipe, e não apenas para o executor da ação.

Dessa forma, numa ótica de ensino pautada no Jogo, ensinar a fintar, que será nosso exemplo, incidirá no ensino de muitos outros meios táricos do jogo, que terão na finta a origem de um benefício que pode ser transmitido para toda equipe.

Jogo 1 –  1×1 com apoio

  • Regras:

o jogador atacante deve fazer o touchdown enfrentando um jogador de defesa, contando com ajuda de um coringa, para poder movimentar a bola.

Cada tentativa de ataque que finalize ou em ponto ou em erro do ataque a bola é passada para o jogador de defesa atacar

  • Pontuação:

Cada touchdown vale 1 ponto

Cada vez que a defesa fizer o ataque cometer um erro ganha 1 ponto

  • Tamanho de Campo:

1/8 da quadra

  • Materiais:

1 bola por jogo e

1 linha de referência para ser ultrapassada feita de 2 ou 3 cones

1x1-com-apoio

Jogo 2 -2×2 com Pivô e Apoio

  • Regras:

Ficará 1 jogador atacantes fora da área e 1 obrigatóriamente dentro da área fazendo a função do pivô, sendo que a defesa pode optar por defender como quiser, tanto dentro como fora da área;

Haverá um coringa como apoio ao jogo, podendo executar ações táticas restritas a respostas ofensivas e passes para o jogador que está fora da área.

  • Pontuação:

10 passes entre o atacante de fora da área e o coringa equivale a 1 ponto

Passe direto para o pivô equivale a 2 pontos

  • Tamanho de Campo:

1/4 da quadra

  • Materiais:

1 bola por jogo e

1 área feita de 4 cones (ou utilização dos círculos do garrafão e meia quadra)

2x2-com-pivo-e-apoio

Análise Pedagógica

Nas propostas de jogo apresentadas, verifica-se que a presença dos apoios (jogadores que somente tem a função de receber e passar a bola, ajudando os jogadores do jogo a circularem a bola) dá ao jogador a possibilidade de arrsicar beneficiar-se na situação de 1×1 e em não tendo êxito, ele poderá tersempre o auxílio de alguém para que o jogo continue.

No caso do segundo jogo, além do apoio, ele também tem a presença do “pivô” que será o principal objetivo do jogador a ser atingido. Ele terá, para isso a possibilidade de usar o apoio como ajuda para desmaercar-se, mas também poderá usar e abusar das fintas, pois mesmo que ele não se beneficie da ação, o apoio estará la para ajudá-lo, e em caso de êxito, terá o pivô para ser procurado.

Portanto, em ambas as atividades, fintar não será apenas uma ação técnica isolada, mas uma ação que poderá beneficiar a equipe (que joga com ele esses jogos).

Anúncios

3 comentários sobre “Jogos Pedagógicos – Utilizando meios táticos individuais em benefício coletivo

  1. Penso ser importante, as temáticas apresentadas por você, na abordagem dessa modalidade que muito empolga as crianças.
    Acredito que é necessário pensar antes de tudo no conceito de jogo, fora as especificações dfo handebol, para em seguida compreender a dinâmica do jogo propriamente dito.

    Sou professor de Metodologia do Ensino do Esporte Coletivo e Individual do Instituto de Ciência Sociais, Educação e Zootecnia – ICSEZ/Universidade Federal do Amazonas, no Pólo do Baixo Amazonas, na Cidade de Parintins, a terra do boi bumbá Garantido e Caprichoso.
    – Cheguei em novembro/08, através de Concurso Público, e estamos nos organizando para desenvolver várias ações nop município de Parintins.

    – Fui técnico da Seleção Amazonense de Handebol (86 a 91).

    – Tive pssagem na Seleção Brasileira de Handebol (83 e 84).

    Espero que possamos estreitar nosso contato,

    Gostaria de manter contato com mais frequência com seu trabalho.
    Aqui em Parintins há carência de trabalho com iniciação ao handebol

    Inácio Pinto (PIOLHO-AM)

  2. Ola professor Lucas Leonardo,sou estudante do último semestre do curso de Educação Física e atuo na aréa do handebol a bastante tempo(além de ser jogador de modalidade), e utilizo seu site para melhorar meus conhecimentos e desenvolover meu TCC.Mas o motivo dessa mensagem em si,é principalmente sobre o este trabalho de pesquisa.
    O tema do trabalho “Abordagens metodologicas do treinamento técnico e tático no handebol em crianças de 11 a 14 anos” o trabalho já foi finalizado e apresentado na faculdade,porem não quero parar esta pesquisa.Assim peço ajuda ao senhor ,se poderia ler e avaliar o trabalho e indicar opiniões que possam me auxiliar.Acredito que desenvolver uma linha metodologica mais solida de iniciação e de treinamento do handebol é peça fundamental para o desenvolvimento da modalidade.

    antecipadamente

    Muito abrigado

    Augusto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s