A Capacidade de um Professor Transcender as Dificuldades Estruturais em Benefício de seus Alunos

Esta semana postarei uma matéria que foi ao ar na TV Globo, no dia 21/12/2008, mostrando a capacidade de um professor de educação física do interior do Mato Grosso do Sul em mobilizar alunos de sua cidade para implantar um projeto voltado para um jogo irmão do handebol, devido à sua organização funcional coletiva e por ser um jogo pertencente à família de jogos de bolas com as mãos, no caso o basquetebol.

Não irei, no entanto, ressaltar os fatores metodológicos do ensino, mas sim demonstrar como um professor pode, independente de seu método de trabalho, realizar um trabalho eficiente e mobilizador.

Segundo Hermes Balbino, isso evidencia que os professores são capazes de “transcenderem o método” de ensino utilizado graças às suas competências didáticas.

Ou seja, apesar de toda a importância que a metodologia e o método de ensino empregado têm, a capacidade didática do professor pode ser capaz de tornar o processo de ensino-aprendizagem muito significativo a seus alunos.

Imaginem, então, um professor com essa capacidade, embasado por teorias sólidas que fujam à perspectiva analítica e cartesiana de ensino, mas que se fundamente no ensino a partir das idéias interdisciplinares, integrativas e humanas…

Vejam que belo exemplo.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

more about “A capacidade de um professor transcen…“, posted with vodpod
Anúncios

4 comentários sobre “A Capacidade de um Professor Transcender as Dificuldades Estruturais em Benefício de seus Alunos

  1. Faaala Lucão!!! Cara, parabéns pelo site, pela iniciativa, pelos trabalhos desenvolvidos em outras modalidades, e principalmente pelos frutos que você já está colhendo e ainda há de colher ao longo dessa sua brilhante carreira de “educador pelo coletivo” que está surgindo. É muito bacana ver um grande amigo (Casazul é Brasííuuuu!!!) se tornando um grande homem dentro da nossa profissão!!! Tenho acompanhado bastante o seu site e também muito das teorias da pedagogia e do treinamento em JDC, pois embora pareça ser algo tão diferente do meu nicho inicial, tem sido sem sombra de dúvidas bastante inspirador pra mim!!!

    Esses dias achei um vídeo do Esporte Espetacular, uma semana antes da exibição do programa desse post, e acho que pode servir de belo exemplo para contrastar com tudo o que você vem pregando (exemplos de especialização precoce, desrespeito às fases de desenvolvimento motor, cognitivo e psicossocial, ausência de autonomia, entre outros, aos quais uma crítica por você desenvolvida pode ser bem interessante). Enfim, uma fonte de inspiração para mais um ótimo texto!!!

    http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM935385-7824-PRESSAO+ATINGE+CADA+VEZ+MAIS+OS+JOVENS+NO+FUTEBOL,00.html

    Grande sucesso, amigo!!!

  2. E ai Lucas … acho que essa é uma caracteristica dos professores de Educação Fisica, só que esse professor esta de parabéns pq ele foi muito além …

  3. Esse projeto é realmente excelente. Isso é um exemplo de transformação social. Além de melhorar a auto-estima dos alunos, este professor conseguiu modificar o espaço, construindo um ginásio para a comunidade.

    Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s