Iniciação ao Goleiro de Handebol – Entre o Geral e o Específico

Vimos anteriormente (Iniciação ao Goleiro de Handebol – Jogando como Goleiros na Iniciação ao Handebol) que jogar como goleiro é jogar handebol em sua totalidade, uma vez que o goleiro é capaz de atuar num jogo em sua totalidade.

Cabe agora pensarmos um pouco além disso, tendo ainda como base de análise os seis princípios do jogo apresentados por Claude Bayer, em sua obra “O ensino dos jogos colectivos”, que segue novamente para nossa leitura:

Observamos anteriormente que em se tratando desses seis princípios, o goleiro é capaz de atuar em todas as funções, porém, ao analisarmos os princípios de defesa, nos deparamos com um princípio que, conforme já foi citado, nos dá uma idéia de atuação específica do goleiro dentro do jogo de handebol. Trata-se do princípio de “Proteção de minha meta”.

Portanto, temos o surgimento de conceitos de atuação específica e geral do goleiro em um jogo de handebol.

De maneira geral, ao atuar nas ações ofensivas ele é capaz participar da conservação da posse de bola, auxiliar os jogadores de sua equipe a progredir com a bola em direção à meta contrária, além de participar ativamente das ações com objetivo de finalização ao alvo para marcar um ponto.

Ao atuar nas ações defensivas ele pode tranquilamente participar das ações estratégicas de recuperação da posse de bola, impedir a progressão dos jogadores e da bola em direção à sua meta – podendo sem problemas realizar paragens corpo a corpo sem que isso lhe resulte em punição específica1 – e claro, realizar ações de proteção de se alvo mesmo quando fora da área exclusiva do goleiro, realizando bloqueios e quaisquer ações que atuem sobre a trajetória da bola em direção à meta.

1 Muitos acreditam que caso o goleiro realize uma falta fora de sua área ele será prontamente punido com cartões e exclusões. Na realidade, o goleiro está sujeito às mesmas sansões disciplinares que qualquer outro jogador, lembre-se: ele pode fazer tudo o que qualquer jogador de quadra faz, podendo ir além das ações desses jogadores, pois é o único autorizado a atuar na área exclusiva dos goleiros.

De maneira específica, ao se tratar do princípio de “Proteção da Meta” podemos nos ater às ações que são realizadas dentro da área específica do goleiro.

Dentro de sua área, o goleiro ganha possibilidades únicas ao jogo de handebol, ele pode utilizar os pés para impedir a trajetória da bola em direção à sua meta, ganhando maior mobilidade física e a chance de fechar mais ângulos de passagem da bola.

Temos, portanto, ao analisar esse princípio a necessidade de verificar que o goleiro é um jogador capaz de fazer mais do que qualquer outro jogador de quadra, reforçando a tese de que o primeiro passo para a aprendizagem do handebol seria a vivência das ações gerais e específicas do goleiro de handebol.

Nesse momento, sei que muitas dúvidas estão sendo formuladas, principalmente no que se diz respeito ao fato do ensino das ações específicas do goleiro, uma vez que o ensino das ações gerais são mais comuns à nossa prática no ensino do handebol.

Garanto que algumas dessas questões devem estar sendo feitas dentro do seguinte contexto:

Como ensinar a todos os alunos ações específicas do goleiro sem cair num processo de especialização precoce e de aulas pouco motivantes?

A aula não terá que ser feita dentro de um modelo tecnicista? Utilizando o gol? Mas se tenho apenas 2 gols, como faço para todos vivenciarem as ações específicas do goleiro de maneira dinâmica? É possível ensinar essas ações específicas através de jogos?

As respostas para isso? Desafio vocês a pensarem sobre isso e comentarem abaixo.

No próximo texto, estarei trazendo algumas possibilidades para sanarmos esse problema.

Artigos Relacionados:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s