Iniciação ao Ataque – princípios ofensivos

Este artigo tem por finalidade introduzir alguns conceitos relevantes à iniciação esportiva voltada para aspectos ofensivos do jogo de handebol. Alguns princípios devem ser priorizados ao iniciar um trabalho de aprendizado ofensivo e alguns desses princípios são comuns aos jogos desportivos coletivos, e por isso, serão tratados de forma geral, para posteriormente limitarmos ao handebol.

Quando falamos em um trabalho pedagógico de ensino ao handebol, estamos referindo a uma série de itens que os alunos devem conhecer e praticar. No ataque, em específico, partimos de uma ponto inicial, que se caracteriza pela posse da bola.

Os princípios que regem a equipe atacante, segundo Bayer, são os seguintes: preservação da posse da bola, progressão a meta adversária, realização do ponto (ou gol). No caso dos jogadores que não possuem a posse da bola, além dos princípios anteriores, também é devido saber qual a posição da bola no jogo, localizar os espaços livres para possível ocupação (sempre variáveis), identificar a posição dos adversários e a situação dos companheiros e ainda ter o objetivo a atacar.

A primeira visão dos alunos está centrada na figura da bola, e muitos ainda não desconectam o jogo em si da figura do seu objeto – a bola. Eles têm o objeto como centro e não como elemento mediador do jogo. A vivência inicial é observada com algumas características peculiares como o jogador em posse da bola querer conservá-la, os jogadores sem bola, porém atacantes, querem ter a sua posse. Esta fase é a do jogo egocêntrico, voltada para a figura da bola. Assim, percebe-se o jogador com a posse da bola quase imóvel, tentando preservá-la para si a qualquer custo, e os outros jogadores o cercam para conseguí-la. Nesta fase observa-se a aglomeração e aglutinamentos ao redor do objeto do jogo.

O primeiro passo seria fazer com que os alunos entendam que a bola é um objeto mediador do jogo, e não o objetivo dele. Fazer com que o aluno entenda os outros princípios que caracterizam o jogo, como a sua relação com a equipe, o seu posicionamento em relação aos companheiros, em relação aos adversários e sua relação espaço-tempo.

Algumas atividades para que os alunos modifiquem seu olhar sobre o objeto central e percebam o jogo mais amplo, são necessárias neste período. Logo, atividades como pega-pega com bola, onde o aluno com a bola torna-se o pegador e deve encostá-la em algum colega para pega-lo e livrar-se de ser o pegador, ou então, a sua variação em que uma bola fica em posse do pegador e outra bola “imunizante” em posse dos fugitivos, para que estes se ajudem através de passes para não serem pegos podem auxiliar como exercícios iniciais para que os outros princípios do jogo possam ser executados junto com o objeto do jogo. Também, jogos como o pique bandeira com adaptações ao handebol como trocar a bandeira pela bola, permitir passe entre os jogadores da mesma equipe, ou então usar aqueles que foram pegos e estão “imóveis” no campo adversário como pivô, podem contribuir para que os alunos criem estratégias sem a posse da bola.

Na ação de aquisição da bola, ou pedir a bola, estão inseridas as noções de passar e receber, tirar, marcar, manipular. Para que o aluno tenha condições de adquirir a bola para si, ele deve conhecer os princípios primários: como saber desmarcar-se, saber orientar-se no espaço, tanto em relação os espaços vazios, quanto aos alinhamentos entre adversários e companheiros.

Portanto, as atividades iniciais do ataque devem conter as intenções táticas voltadas para, além da aquisição da bola, o desmarque, o posicionamento em quadra. Além desses princípios, a iniciação ao handebol ofensivo também deve proporcionar ao aluno o conhecimento sobre os princípios da busca por espaços vazios, a orientação espaço-tempo, as habilidades de um contra um, a ajuda coletiva.

Para o desmarque o detentor da bola deve saber sair dessa marcação, ou seja, liberar-se do adversário para que possa executar as ações do jogo, como passe, drible, busca ao alvo. Neste momento entram as ações de um contra um, ou segundo Bayer, um contra todos, pois deve orientar-se em relação ao espaço, aos companheiros e aos adversários e através dessa análise saber progredir ao alvo. Porém, o trabalho de um contra um na iniciação ao ataque é importante para trabalhar a variedade de reações e situações de cada jogador, e suas adaptações decorrentes dessas variações. Isto é importantíssimo para a formação tática do jogador.

De acordo com Greco, uma das primeiras situações encontradas pelo jogador é a relação eu / bola/ adversário, assim o aluno precisa ter essa habilidade trabalhada para que então possa progredir á relação eu /bola/companheiros e adversários. Além disso, os jogos de um contra um trabalham habilidades motoras individuais sem que sejam feitos exercícios técnicos-analíticos para tal aprendizado.

No aprendizado, os jogos também devem proporcionar ao aluno o entendimento de como posicionar-se em relação ao companheiro portador da bola e em relação aos adversários. Para essa visualização do jogo por parte dos alunos, o princípio dos alinhamentos deve ser considerado para que possa entrar em nova possessão da bola. Isto é decorrente do entendimento sobre como posicionar-se em zona favorável para a transmissão da bola e progressão ao alvo. Neste item aparece a busca por espaços livres e desmarque, ou seja, o aluno dentro do seu contexto de aprendizado deverá compreender que espaços surgem em relação à movimentação dos adversários e companheiros, a partir da sua orientação neste espaço.

E, não menos importante, pois estamos tratando de um esporte extremamente coletivo, a ajuda que pode ser vista com bloqueios e a chamada de atenção para si e então liberar um companheiro, ou seja, a ajuda permite o desmarque e a circulação da bola, enriquecendo a conduta do jogador. Isto pode ser trabalhado principalmente em espaços reduzidos.

Alguns jogos como o passa dez em si, ou com alguma variação como levar o ultimo passe a alguém ou a algum lugar, ou então, um jogo de dribles de uma equipe contra outra em que todos de uma equipe possuem uma bola cada e os integrantes da outra equipe não possuem bola alguma têm que roubar a bola da equipe possuidora e transferi-la a um local neutro até que todas as bolas sejam recolhidas permite que os alunos ao perderem a posse da bola comecem a ajudar os companheiros que ainda estão em posse da mesma, com auxilio no passe, ou com bloqueios ou com vai e vêm. Os alunos irão vivenciar momentos ofensivos sem a bola, o que aumenta a quantidade de ações possíveis a cada jogador.

Estes princípios do jogo devem ser desenvolvidos logo na iniciação a modalidade para que os alunos tenham conhecimento de quantas movimentações são permitidas dentro do jogo de handebol, e assim não limitem a sua prática a dribles e arremessos, e também percebam que o jogador não é somente aquele que está com a bola, e sim que há uma função para cada jogador e que juntos podem trabalhar para o bem coletivo da equipe, que é chegar à meta adversária.

Resumindo: Os princípios de desmarque, posicionamento, alinhamento, progressão junto aos fundamentos essenciais do jogo, como passe-recepção, drible, fintas, arremessos podem e devem ser trabalhados de forma conjunta e permitindo o aluno a consolidar o jogo com suas inúmeras possibilidades de manifestação e movimentação.

Anúncios

10 comentários sobre “Iniciação ao Ataque – princípios ofensivos

  1. ola e ai td bem eu queria saber d alguns exercicios ou atividades para o ataque em circulaçao.valeu obrigasdo espero resposta .

  2. Muito bom seu trabalho,gostaria de informações sobre sistema de defesa 4+2 e ataque 3:3 quais desvantagens e vantagens destes posicionamentos.Desde de já muito obrigado.

  3. Olá meu nome é Maria, eu estudo Educação Física na Estadual de Ponta Grossa……., preciso fazer um trabalho sobre os sistemas ofensivos……. e meu professor pediu mais ilustrações sobre els,…… algeum pode me ajudar?????

    Desde de jah agradeço muito.

    Maria

  4. olá, adorei a materia e gostaria que compartilhasse comigo algumas atividades onde posso trabalhar o ataque no handebol. mto obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s