Iniciação ao Goleiro de Handebol – Jogando como Goleiros na Iniciação ao Handebol

A iniciação ao handebol sofre de um grave vício de aprendizado. Os alunos independentemente da visão pedagógica do professor acabam experimentando muitas situações comuns aos jogadores de quadra, mas vivenciando de maneira débil situações comuns aos aspectos específicos do goleiro de handebol.

Independente da metodologia empregada – às vezes variadas em formas de jogos, como o que defendemos nesse espaço virtual e, às vezes, pautadas em simples ações motoras repetitivas, como no caso da visão tradicional de ensino, baseada no tecnicismo e no mecanicismo  (para saber mais sobre esse assunto, clique aqui) – esse é o principal meio de ensino do handebol por parte dos professores da modalidade: ter foco no ensino do handebol apenas nas ações centradas nos jogadores de quadra.

Trago, sobre isso um questionamento:

Nas atividades até o momento planejadas por vocês em suas aulas, em algum momento foram sugeridas atividades que contemplassem algum princípio do jogo que se assemelhe àquele que o goleiro deve fazer?

Com base nas idéia de Bayer (1992) sobre os “princípios operacionais do jogo”, se pensarmos os jogos desportivos coletivos como uma grande família, podemos verificar que existem basicamente 6 princípios, 3 de ataque e 3 de defesa que são inerentes essa família de jogos, destacados na tabela sintética abaixo:

Numa primeira reflexão sobre a questão feita anteriormente (Apliquei até o momento algum jogo que trate de princípios do goleiro?), tendemos a pensar em atividades sobre o princípio de “Proteção de minha meta”.

Garanto que indiretamente, ao oferecer jogos em nossas aulas, com certeza vivenciamos situações de “proteção da meta”, uma vez que o handebol, por se tratar de um Jogo Coletivo, tem esse como um princípio de sua lógica de jogo. Mas essas atividades da forma como foram apresentadas serão capazes de trazer uma transferência de aprendizado para as ações específicas do goleiro?

Outra questão possível de ser feita: Será que a proteção da meta é o único princípio inerente a atuação do goleiro num jogo de handebol, se pensarmos suas regras formais?

Como bem sabemos, o goleiro de handebol é capaz de atuar em totalidade num jogo de handebol. Ou seja, além de defender o gol, ele é capaz de jogar como um jogador de quadra, podendo auxiliar na paragem do ataque adversário fora de sua área exclusiva, podendo fazer gols, cobrar laterais, tiros de saída, faltas. O goleiro pode também participar da construção de jogadas ofensivas para além da ação de ligar contra-ataques, mas pode até mesmo participar de um ataque posicionado, em qualquer uma das 6 posições ofensivas clássicas do handebol – Armação (esquerda, direita e central), pontas (esquerda e direita) e pivô.

Observando essas descrições sobre o papel do goleiro, trago novamente a mesma pergunta:

Nas atividades até o momento planejadas por vocês em suas aulas, em algum momento foram sugeridas atividades que contemplassem algum princípio do jogo que se assemelhe àquele que o goleiro deve fazer?

Se retomarmos aos 6 princípios anteriormente citados, podemos passar a perceber que, na realidade, o goleiro é capaz de realizar quaisquer daqueles princípios durante um jogo, dando ao ensino do goleiro do handebol uma conotação diferente daquela que tradicionalmente temos como referência.

Ensinar a ser goleiro, é muito mais do que ensiná-lo a defender um alvo dentro de sua área exclusiva. Ensinar a ser goleiro é simplesmente ensinar o handebol em sua totalidade e plenitude.

Trago, mais uma vez outro questionamento: Será que focar o ensino com base nas regras dos jogadores de quadra é ensinar handebol em sua totalidade?

E se passarmos a ter no goleiro o nosso princípio para o ensino do handebol? Afinal, ele não é o jogador que pode fazer tudo durante um jogo?

Pensemos sobre o assunto…

Artigos Realacionados

    Anúncios

    22 comentários sobre “Iniciação ao Goleiro de Handebol – Jogando como Goleiros na Iniciação ao Handebol

    1. gostaria de saber se no ataque quando a bola bate no goleiro e volta para a quadra o jogo prossegue normalmente ou ela tem que voltar para o goleiro ?

    2. Olá Soraia. Bacana sua pergunta! Caso a bola bata no goleiro e volta para a quadra, o jogo prossegue normalmente!
      O próprio goleiro pode sair e pegar essa bola e jogar na linha, normalmente!

      Poré, o goleiro só pode sair da área e ter a bola com ele se receber um passe de seu companheiro quando ele estiver fora da área ou nessas situações em que a bola for defendida e sair da área.

      Ao longo da partida, se o goleiro sem a posse de bola quiser sair da área, ele pode também….

      Abraços,

    3. muito interessante seus comentários,mais deveria ter exemplos de como e que forma taticamente seria posto, mostrar atividades que ajudasse a beneficiar os alunos. Abraço

    4. poow eu quero um site que tenha sobre o handebol mais que falei sobre o queh o golereiro pode e aquilo que ele não pode !
      alguem pode me manda ai?
      AH ! assim eu fico sem entregar o trabalho para a escola hoje !
      estou ferrada ninguém me ajuda nada !
      Deisha pra lá ja que nao querem ajuda !

    5. Gostaria de saber se um goleiro no handbol pode sair de sua area para jogar na linha,é para um trabalho de escola e tenho urgencia na resposta ta ,muito obrigado….

      1. Olá Jussara, sim, o goleiro é um jogador que além de atuar no gol, pode jogar na “linha”. Se você ler todo conteúdo sobre goleiros (digite goleiros na busca) você terá mais informações. Abraços,

    6. Explique como deve ser cobrado o tiro lateral no handebol

      Preciso disso agora , Tenho que entregar o trabalho amanha e nao to axando a resposta

    7. Goostariia de sabeer ah qe ooutroo desportoo pode ser comparaado o HANDEBOL ?
      alguein me expliica PLEEAASEE”

      BEZOO

    8. Olá Pessoal!!!
      Parabéns Lucas Leonardo!!!
      Concordo com você, é triste quando vejo em uma equipe, um treinador dando um esporro no goleiro, por ter falhado, sabendo que o mesmo não recebe treinamento específico o que ocasiona um certo déficit em experiência na posição e que futuramente poderá abandonar o esporte, após intensas cobranças que já é algo que considero errado!!!
      Vamos lá meus treinadores, está na hora de começar a trabalhar com seus goleiros, contratem preparador de goleiros se necessário ou se então se não tiverem condições de contratar pesquisem te vários vídeos no youtube e literaturas que são escassas nesta prática!!!
      Antes de dar um esporro num goleiro, perguntem-se, será que ele recebe tal treinamento necessário, para falhar desta maneira a ponto de levar um esporro!
      Abraço a todos e repensem sobre este tema!

    9. Concordo Itamar.

      Meu professor não da muito treino e nem atenção para mim (sou goleiro iniciante), porém não reclama muito, queria um jeito de pedir mais treino para ele, acho que ele da muita atenção aos atacantes, mas não tenho nada a reclamar da defesa do meu time, que é boa.
      Mas em fim, alguém por ai teria uma dica, para meu professor poder dar mais treinos e atenção aos goleiros ?

      Lucas Leonardo amo seus post, me faz refletir muito em minha função, valeu brother. ^^

    10. odeio handebolkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s