O jogo de passes com alvo como conteúdo do ensino ao handebol

No artigo anterior a este comentei sobre a possibilidade de jogos como pega-pega, alvo-móvel entre outros serem conteúdos da aula de handebol, na questão do aprendizado desse esporte de uma maneira global, como todos os seus fundamentos técnicos e táticos.

Esses jogos, além de possuírem estes fundamentos, possuem estruturas para a sua execução semelhantes às encontradas em situações do handebol formal. Vamos falar aqui de jogos em que a estrutura é parecida, porém não podem ser chamados de mini-jogos, pois não se trata de uma redução da complexidade do handebol formal, mas sim jogos pré-desportivos, pois possuem semelhanças com o esporte, porém não o são.

Ao trabalhar jogos estamos propiciando aos alunos a execução de ações e a resolução de problemas intrínsecos a complexidade do jogo. O aluno poderá beneficiar-se de maneira técnica-tática desses jogos e transferi-los ao jogo formal. De acordo com Greco (1995) ao trabalhar a tática individual e grupal integrada com exercícios complexos permite que o aluno adquira uma representação mental diferenciada das ações técnico-tática necessárias a solução dos problemas do jogo. Essa é a idéia ao trabalhar com jogos em que a lógica assemelha-se ao conteúdo especifico do handebol.

O que irá diferenciar uma aula com aspectos táticos defensivos dos aspectos táticos ofensivos ou de transição é o enfoque dado a cada atividade realizada pelo grupo.

O jogo que vamos discutir neste artigo, que muitos professores utilizam em suas aulas, é o jogo dos dez passes. Este jogo consiste em duas equipes disputando a posse de bola, com número limitado de passes entre si, com um alvo a proteger e outro a atacar, sem a delimitação de área de ataque, o que diversifica a complexidade do jogo com bola nas mãos.

Este é um jogo que pode ser utilizado como base em diversos esportes coletivos que tenham como princípio a disputa entre duas equipes. A defesa não tem como simplesmente formar uma “barreira” ou colocar-se a frente protegendo o alvo. Ela necessita enfrentar o adversário, pois não ter limite de área e mover-se do seu local de segurança faz com que a equipe saia da estrutura tradicional de defesa e ataque.

Afinal, quais conteúdos/fundamentos podem ser trabalhados neste jogo?

Claramente a execução de passes é a primeira resposta que se apresenta em nossas mentes. Contudo, acredito que este jogo tem muito mais a oferecer do que o simples movimento de passar a bola.

O jogo dos dez passes estabelece em primeiro lugar a disputa pela bola entre equipes. Esta disputa (também ocorre no handebol) é caracterizada primariamente pela necessidade de obter a posse de bola. Neste jogo em específico não são permitidas faltas. Logo, o aluno aprende a organizar-se de forma a induzir o erro adversário, para que então ele se aproprie da bola.

No jogo formal não há delimitação no número de faltas que uma equipe pode fazer, e por esta questão, muitos atletas aprendem que defender é fazer a falta, e só assim irá parar o adversário. Porém, acredito que este não é único recurso o qual uma equipe deve recorrer. A indução ao erro adversário é mais proveitosa do que a falta, pois há maior valor em proteger o alvo da finalização adversária recuperando a posse da bola.

Na falta a posse de bola permanece com a equipe adversária, permitindo uma nova chance de o ataque organizar-se e dessa forma irá continuar a oferecer risco a defesa, enquanto que se a defesa organizar-se para que o adversário erre e perca essa posse, ela irá além de retirar o risco sobre o seu próprio alvo, recuperar o objeto que irá possibilitar levar riscos ao adversário. Ou seja, se estamos pensando que estes alunos têm que saber conseguir a bola para si, o jogo dos dez passes permite que o atleta pense e execute maneiras para conseguir a posse de bola sem que haja a necessidade de parar o jogo e permitir que o adversário recomece sua ação progressiva ao objetivo.

Outro elemento do handebol expresso no jogo dos dez passes é conseqüência do item acima. Ou seja, se existe uma eficiência dos defensores em induzir o erro do ataque, este por sua vez terá que traçar respostas para vencer tais estratégias defensivas. Estas respostas são importantíssimas para o ataque. Muitos alunos esperam a bola no seu lugar específico, não se movimentam, não jogam sem a posse de bola. O jogo dos dez passes faz com que o aluno se coloque em espaços vazios, não permitindo que a linha de passe seja cortada pela defesa, enfim, o aluno irá buscar posicionar-se e movimentar-se de acordo com estes espaços.

E, além de preencher os espaços vazios, o aluno também tem a possibilidade de aprender a movimentar-se dentro das necessidades do grupo, ele terá a oportunidade de criar estratégias que coloque as suas ações dentro da complexidade de ações e reações do jogo. Enfim, somente correr em direção ao alvo não será viável ao aluno. Será extremamente necessário perceber que para alcançar o alvo, ele terá que traçar estratégias de se livrar do adversário e contribuir para que seu companheiro consiga ou chegar ao alvo ou dar a possibilidade de que ele mesmo chegue ao objetivo.

Pensando nestes elementos que podem ser trabalhados com um jogo tão comum ao ensino da educação física e das escolinhas de esporte, porque ainda o tratamos simplesmente como um objeto de aquecimento das aulas? Acredito que o enfoque o qual é dado a cada atividade é o ponto chave do trabalho de cada professor. O jogo pode ser um simples aquecimento descontraído, ou pode ser um conteúdo pedagógico de extrema importância para o ensino ao handebol.

Bibliografia:

Greco, Juan Pablo. O ensino do comportamento tático nos jogos esportivos coletivos: Aplicação no Handebol. Tese Doutorado – Unicamp. Campinas, 1995.

Anúncios

11 comentários sobre “O jogo de passes com alvo como conteúdo do ensino ao handebol

  1. sou estudante de educação física gosto muito de handebol, e tava afim de conhecer esse esporte mais profundamente, com seus termos taticos e tecnicos.
    Estudo na Universidade Estadual de Goiás, ficaria muito grato com a ajuda.

  2. Oi , eu tambem jogo handebol,pela cidade de florinea,este ano levamos a medalha de segundo lugar ,perdemos apenas para o mendonça time de assis . Estamos pressisando de patrossinadores nossa cidade è representada por 3 times:PRÈ MIRIM meninas de 11 a 12,13:MIRIM meninas de13 a 14,15:INFANTIL meninas de 15a17.
    Precisamos de patrossinadores quem puder nos ajudar entre no meu orkut:camila_rodriguespinheiro@yahoo.com.

    ##########muito obrigado pela atençâo##########

  3. oi eu sou a domingas, gostaria de vos dizer que gosto muito deste disporto.o handebol é a minha paixão.o meu sonho é ser uma guarda-rede.eu já comecei a treinar mas ñ está a resultar nada o quê que eu posso fazer para ser uma boa guarda-rede de handebol.deixo vos aqui o meu contacto para que um dias desses alguém possa me dar mas esperiencia.o meu e-mail é:domingas_texa@hotmail.com.estou a vossa espera.ok…………………………………..eu amo o handebolllllllllllllllllllll!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!:……………………..

  4. ISSO É MAL EMCANO FIZ UM TRABALHO POR ESSE SITE E ESTAVA ERRADO E TIREI UM PELO ZERO ENTÃO APRENDAM A COLOCAR UMA COISA VERDADEIRA NESSE SITE

    VIUUUUUUUUU

    ESPERO QUE ARRUMEM ISSO

  5. iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiooooooooooooooooooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiooooooooooooooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiooooooooooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiooooooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiioooooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiooooooooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiioooooooooooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiooooooooooooooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiioooooooooooooooooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiioooooooooooooooooooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiilllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s