Explorando Pedagogicamente as Regras do Handebol – Um Estudo sobre a Quadra de Jogo

Quais são as regras do handebol? Essa é a pergunta mais freqüente de muitos professores iniciantes na modalidade e às vezes, até mesmo, de professores experientes.

No entanto, buscar a simples explicação do que são as regras podem nos montar algumas armadilhas pedagógicas, pois podemos ficar presos às suas limitações impostas, e assim cairmos numa metodologia de ensino baseada nas regras e não no jogo, o que nos remete para o ensino única e exclusivamente do jogo de regras formais, mesmo num processo de iniciação.

Ora, mas não se faz necessário basearmos nas regras do jogo para podermos ensiná-lo? Claro que sim, porém, isso não pode limitar nossa ação pedagógica.

Então, trago um novo questionamento, que espero que venha a ser, a partir de agora, o questionamento a ser feito pelos professores de handebol: como explorar as regras da modalidade dentro de minhas aulas?

Inicio, com este artigo uma série de textos para discutir as regras e suas possibilidades para uma perspectiva pedagógica, iniciando a discussão sobre a quadra de handebol.

Onde encontro as Regras do Handebol?

Como base para a apresentação das regras, utilizarei o site da CBHb, no link a seguir – neste link será possível ver na íntegra todas as regras do handebol – http://www.ligahand.com.br/confe/regrasl.php

A Quadra de Jogo (Fonte: CBHb – http://www.ligahand.com.br/confe/regrasl.php)

Regra 1. A Quadra de Jogo

1.1 A quadra de jogo (ver fig. 1) É um retângulo com 40 metros de comprimento e 20 metros de largura e consiste de duas áreas de gol (ver Regra 1.4 e 6) e uma área de jogo. Os lados maiores são chamados de linhas laterais e os lados menores são chamados de linhas de gol (entre os postes da baliza) ou linhas de fundo (em ambos os lados da baliza).

1.2 A baliza (ver figs. 2a e 2b) é colocada no centro de cada linha de fundo. As balizas devem estar firmemente fixadas ao solo ou nas paredes atrás delas. Elas medem 2 metros de altura e 3 metros de largura em seu interior.

Os postes das balizas são unidos por uma barra horizontal. As faces posteriores dos postes devem estar alinhadas com o lado posterior da linha de gol. Os postes e a barra transversal devem ter uma secção quadrada de 8 cm. Nas três faces que são visíveis da quadra, elas devem ser pintadas com faixas de duas cores contrastantes, que por sua vez, contrastem claramente com o fundo. As balizas devem ter uma rede que deveria ser fixada de modo que, a bola arremessada para dentro da baliza, ficasse dentro dela naturalmente.

1.3 Todas as linhas da quadra fazem parte da superfície que elas delimitam. As linhas de gol devem ter 8 cm de largura entre os postes (ver fig. 2a) enquanto todas as outras linhas devem ter 5 cm de largura.

As linhas entre duas áreas adjacentes podem ser trocadas por uma pintura completa no piso, entre elas, com cores diferentes.

1.4 Em frente a cada baliza, há uma área de gol (ver fig. 5). A área de gol é definida por uma linha de área de gol (linha de 6 metros), que é marcada como segue:

  • uma linha de 3 metros diretamente em frente da baliza; esta linha é paralela à linha de gol e a 6 metros de distância (medidos desde a face posterior da linha de gol até a face anterior da linha da área de gol);
  • por 2 quartos de círculo cada qual com raio de 6 metros (medidos desde o ângulo interno posterior de cada poste da baliza), conectando aquela linha de três metros de comprimento com a linha de fundo (ver figs. 1 e 2a).

1.5 A linha de tiro livre (linha de 9 metros) é uma linha tracejada a 3 metros de distância da linha da área de gol. Ambos os segmentos da linha e os espaços entre eles medem 15 cm (ver fig. 1).

1.6 A linha de 7 metros é uma linha com 1 metro de comprimento, marcada diretamente em frente de cada baliza. Ela é paralela à linha de gol, a uma distância de 7 metros (medidos desde a face posterior da linha de gol até a face anterior da linha de 7 metros); (ver fig. 1).

1.7 A linha de limitação do goleiro (linha de 4 metros) é uma linha de 15 cm de comprimento marcada diretamente em frente de cada baliza. Ela é paralela à linha de gol, a uma distância de 4 metros (medidos desde a face posterior da linha de gol até a face anterior da linha de 4 metros); (ver fig. 1).

1.8 A linha central une os pontos centrais das duas linhas laterais
(ver fig. 1 e 3).

1.9 A zona de substituição (um segmento da linha lateral) se estende a uma distância de 4,5 metros da linha central para cada equipe. Este ponto final da zona de substituição é prolongado por uma linha que é paralela a linha central, se estende 15 cm dentro da quadra e 15 cm fora da quadra (ver fig. 1 e 3).

Nota: Maiores requisitos de detalhes técnicos para a quadra de jogo e balizas podem ser encontrados no Guia para Quadras de Jogo e Balizas, que começa na página 95.

Figura 1: A Quadra de Jogo

Quadra de jogo: Ver também figura 5

(Dimensões indicadas em centímetros)

Figura 2a: Baliza

Regra 1

Figura 2b: A Baliza – vista lateral

Figura 3: Linhas de substituições e área de substituição

A mesa para o secretário e cronometrista e os bancos para os substitutos devem ser posicionados de forma que o secretário e o cronometrista possam ver as linhas de substituições. A mesa deveria ser colocada mais perto da linha lateral do que os bancos, mas pelo menos 50 cm do lado de fora da linha lateral.

2. Possibilidades de Exploração Pedagógica do Espaço de Jogo:

O jogo coletivo tem como característica básica a existência de um campo de jogo, onde se disputa o jogo.

A regra do handebol descreve uma necessidade bastante difícil de ser encontrada no nosso dia a dia: uma quadra de 40m x 20m.

Dessa forma, as adaptações de espaço passam a ser fundamentais para que consigamos êxito pedagógico, ficando claro que, mesmo sendo uma necessidade formal para que o jogo oficial ocorra, nós, como pedagogos da modalidade temos que saber explorar necessidade de espaços diferenciados.

Em jogos com espaços variados, por exemplo, dentro de uma perspectiva de aula/treino integrado – trabalhando todas as capacidades físicas, técnico, táticas, mentais, inter-relacionais, emocionais etc.. – temos a possibilidade de variar o grau de estimulo da cognição do aluno na busca de respostas às dificuldades que o espaço variado o proporciona, variando a intensidade de carga física, além de podermos utilizar diferentes formas de jogo para explorar diferentes conceitos técnico-táticos (marcação individual ou em zona, passes habilidosos, finalizações ao alvo em diferentes situações e etc..).

Também se torna um momento propício para avaliação das relações interpessoais em quadra (ver se algum aluno é isolado pelo grupo, às vezes por um déficit de habilidade gerada por muitos fatores – maturidade biológica cognitiva relativa os desenvolvimento biológico um pouco atrasado em relação à idade, gerando falta de confiança entre os coleguinhas; o fato de o grupo ser formado por uma “panelinha” da qual aquele aluno não faz parte; etc..).

Jogos de passes, como passa 10 em espaços pequenos dificultam as equipes em posse de bola, desafiando principalmente os princípios de manutenção da posse de bola; já em quadras mais espaçadas, passa a desafiar as equipes que estão sem a posse da bola, para lutar coletivamente pela obtenção da posse de bola.

Essa dinâmica de criação de espaço continua valendo em caso de jogos com alvos.

Artigos Relacionados:

  1. Explorando Pedagogicamente as Regras do Handebol – A Equipe, o Goleiro e a Área do Goleiro
  2. Explorando Pedagogicamente as Regras do Handebol – O Manejo e o Deslocamento com a Bola
Anúncios

119 comentários sobre “Explorando Pedagogicamente as Regras do Handebol – Um Estudo sobre a Quadra de Jogo

    1. Se o árbitro não vir, não acontesse nada, se vir pode marcar penalidade de 2 minutos por ter sido agressão ao jogador. Se for sem querer (ou ia a passar e sem querer bateu no adversário) ou pouca força o jogo continua.

      Esclarecido??? xD

  1. Isso pode ser interpretado como conduta anti-desportiva e receber uma penalidade, como cartão amarelo, 2 minutos ou desqualificação.
    Cabe à interpretação do árbitro.

    Abraços,

  2. Parabens pelos textos produzidos por vc neste site, porém eu gostaria que vc especificasse quais categorias vc esta relacionando com os comentarios no texto acima. Obrigado

  3. Olá Beto, a noçao de adaptação de tamanho de quadra faz parte de todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem do handebol.

    Essa lógica estar presente é o essencial. Trabalho com, diferentes espaços, visando sobrecarga ofensiva ou defensiva são importantes que qualquer etapa: desde um simples jogo de passes na iniciação até trabalhos que visem de alto rendimento, em setores da quadra (pontas, armação, zona de transitação do pivô e etc.)

    Abraços,

  4. gostaria de saber se a bola to en um jogados e vai para a linha de fundo a bola passa a ser do goleiro ou não é escateio”pq tem ums regras que eu to lendo que fala que é do golerio agora “

  5. Se tocar no jogador da própria equipe, cobra-se tiro lateral, mas na junção entre as linhas de fundo e lateral (semelhante a um escanteio).

    Caso toque por ultimo no goleiro, a posse de bola é da equipe do goleiro.

    Abraços,

  6. Olá Adilson, a recepção da bola não precisa necessariamente ser com ambs as mãos, poré, segurar a bola com as duas mãos com certeza dará mais segurança no domínio da bola.
    A regra do jogo diz aque, ao receber a bola, caso eu realize dribles com a bola (aquilo o que vc disse ser “conduzir”) você pode sem problemas recepcioná-la, novamente, segurando-a.
    O que você nao pode fazer é depois disso tudo, voltar a driblar a bola.

    Abraços, e obrigado pela visita!

  7. eu gosto muito de handebol …E QUERIA aprender mais sobre handebol ,me envie alguma resposta ……………………. voce sao de mais OK;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;………………………………

  8. Na realidade o Handebol é um esporte cujas regras permitem o contato entre os jogadores.

    No entanto, esse contato não pode ser realizado com intuito de atrapalhar a movimentação adversária, principalmente sem que haja o foco da ação sobre a bola.

    Caso o contato seja feito de modo a atrapalhar a jogada, será apitada a falta.

    O contato sobre o jogador com bola é mais permitido, e as faltas, de maneira geral, não são punidas com cartões ou exclusões, pois na maioria dos casos, o que se observa é a intenção de, através do contato, o jogador defensor tentar recuperar a posse da bola.

    No caso de contatos feitos em jogadores sem posse de bola, pelo fato de não haver a intenção de recuperar a bola, mas apenas e atrapalhar sem que a bola seja focada, o árbitro tenderá a apitar a falta e punir de alguma forma o jogador.

    Abraços,

  9. Boa tarde lucas gostei do site vc está de parabens.. me responda por favor quais são as regras basicas do handebol??? tenho um trabalho sobre o assunto te agradeço se poder me responder abraços..

  10. Olá Valmir. A quadra menor não é um problema de grande importância para a iniciação ao handebol.

    Como você pode observar nos artigos e jogos pedagógicos propostos no site, muitas vezes sequer as marcações do handebol são utilizadas.

    Um cuidado, porém, a ser tomado quando realizamos o jogo em estrutura formal é que a dimensão da área seja mantida em 6 metros em relação al gol.

    Abraços,

  11. o site está ótimo…mais eu preciso da quadra de handebol e com as posições dos jogadores dentro da quadr…se for possível!mais is site é muito bom

  12. A minha duvida é sobre o escanteio no handebol. Quando um jogador de defesa toca por ultimo a bola antes de sair na linha de fundo, é cobrado o tiro lateral entre as interseçoes da linha de fundo e lateral, cobrado por um jogador da outra equipe. É isso o escanteio no handebol.É chamado escanteio ou apenas tiro lateral. Obrigado. Maribel.

  13. Ameiiiii é muiito bom….
    =D

    E handebol é o meu esporte preferiido…

    Esse site me ajudou a fazer um trabalho de educação fisica… =)

    Obriigadaa!♥

  14. Olha muito obrigada pois o que ru estava encontrando eu achei!! Queria encontrar a quadra e sua linha e naum estava encontrandoo
    Okk!!
    Tchau

  15. jente,por favor respondao éstas questoes,vai ser de muita ajuda xD
    1: Falar sobre o tamanho da quadra e as linhas laterais.

    2: Descrever a linha de tiro livre (9 metros).

    3: Falar sobre a parada de jogo injustificada.

    4: Falar sobre a parada de jogo injustificada.

    5: Quando deve ser ordenado tiro de 7 metros?

    6:Quando será ordenada uma desclassificação?

    7: Quando é ordenado o tiro livre?

    8: Quando ocorre uma falta de ataque?

    si der respondao no meu email:brunaudu@hotmail.com vlwssssssss

  16. Olá, professor tudo bem.Sou professor também e goataria de saber se no hand pode-se voltar a bola para o campo de defesa e gostaria de dar uma dica. A federação ou confederação de damas e xadrez disponibilizaram cursos on-line e eu acessei e fiz os três de damas e dois de xadrez. Acho que seria interresante fazer istao para o hand também.
    Obrigado espreo a resposta

  17. Gostaria qure vcs disponibizasem um curso de hand on-line e gostaria de saber se eu posso voltar a bola para o campo adversário????????

  18. Olá Marcelo, no handebol, diferentemente do basquete, a bola pode voltar sim da meia quadra.
    Quanto a cursos on-line, temos sim o interesse de implantar algo, mas sabemos que isso deve ser muito bem estudado e organizado, para termos material de qualidade para ser oferecido.
    Abraços,

  19. Gostaria de saber o procedimento para o goleiro, com posse de bola, sair da sua área e entrar no ataque!!!
    Ele deve arremessar a bola para outro jogador, sair sem a bola e recebê-la depois???

    1. olá Letícia, o goleiro, quando em posse da bola, não pode sair da área sozinho, precisando do apoio de um jogador para receber a bola, então, somente assim ele poderá sair da área para recebe-la novamente. Porém, caso ele execute uma defesa, e a bola seja rebatida por ele para fora da área, ele pode sair da área e pegá-la normalmente, como qualquer jogador.
      Outro fato é que durante a realização de uma jogada de ataque de sua equipe, ele pode participar normalmente da composição ofensiva.
      Ao ir participar de qualquer a ação de sua equipe jogando fora de sua área, ele deverá obedecer às mesmas regras de qqr jogador.
      Um exemplo, pode ser o fato do goleiro sair de sua área para antecipar um contra-ataque da equipe adversária, cortando o passe que um jogador fez para outro. Caso ele não consiga cortar o passe, mas procure reter a passagem do jogador atacante através de uma falta, ele não sofrerá nenhuma punição por ser goleiro. Porém, se ele agarra por trás, ou de lado, pescoço e qualquer outra forma que transmita agressão e perigo, ele sofrerá as mesmas sanções que qualquer outro jogador de quadra. espero ter podido ajudar. Abraços,

      1. o que ocorre quando o jogador sem intenção entra na área do goleiro?

        quem é considerado o melhor jogador de handebol do mundo?Onde ele atua?
        espero respostas

  20. Eu amo hand e tambem é meu esporte predilheto esse site me ajudou a esclarecer algumas duvidas que eu ainda tinha como eu participo de campeonatos não posso ter duvidas Obrigadduuuu !!!!!!!!

  21. Quando estou com a posse da bola , eu posso jogà-la na frente e em seguida , pegá-la e dar ainda os 3 passos para fazer o gol ?

  22. O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha.
    Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados parecidos com de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.

    No ano de 1925, foi realizada a primeira partida internacional de handebol, entre as equipes da Alemanha e da Áustria. Os austríacos levaram a melhor, vencendo os alemães por 6 a 3.

  23. gortaria de saber para que serve a linha pontilhada da quadra de handebol.
    E gostaria de saber se da para responder por este site.
    obrigado

    1. A linha pontilhada (que na verdade é tracejada) representa uma distância de 3 metros da área do goleiro e 9 metros do gol… ela é chamada de linha de 9 metros.
      Ela serve para orientar o local da cobrança de faltas que ocorrem pertinho da área.
      Como a regra do handebol exige pelo menos 3 metros de distância entre o cobrador da falta e os adversários, as faltas que são realizadas perto da área (dentro da linha de 9 metros), são sobradas na região mais próxima de onde a falta ocorreu fora da linha de 9 metros. Assim a defesa deve se posicionar pertinho da linha da área do goleiro e o cobrador depois da linha de 9 metros, garantindo assim os 3 metros que a regra exige para a cobrança da falta.
      Até mais,

  24. O professor mandou fazermos um trabalho sobre o handebol e fez a seguinte pergunta,qual é a nomenclatura utilizadas para os jogadores de quadra preciso de respostas ainda hoje

    1. O mais importante é saber jogar e as regras de normas do jogo; como os 2 minutos o cartao amarelo e vermelho, o livre de 7 metros e lançamento livre/de baliza…

      Exclarecida??? xD

  25. Olá,
    Asssiti um jogo de handball onde uma das equipes possuia uma jogadora que atuava apenas no ataque, ou seja, ela entrava na quadra quando sua equipe estava atacando e saia da quadra quando sua equipe ia para defesa. Como funciona ess regra? Isso altera o número de jogadores?

    1. Olá, a regra que regulamenta isso é simplesmente a regra da substituição, ou seja, após a saída de um jogador pela área de sustituição outro jogador pode entrar em seu lugar, sem necessidade de parada do jogo e por quantas vezes isso for necessário ser feito. Essa forma de jogar nada mais é do que uma estratégia para fortalecer o ataque com uma jogadora boa nessa função e fortalecer a defesa com uma jogadora boa nessa função, realizando trocas de uma jogadora com a outra. Excelente pergunta Marina! Até mais!

  26. Isso pode ser interpretado como conduta anti-desportiva e receber uma penalidade, como cartão amarelo, 2 minutos ou desqualificação.
    Cabe à interpretação do árbitro.

    Abraços,

  27. essa pagina é legal mas só apenas deu pra eu ler e nao para imprimir mas é interesante o que fala da regra do handebol mas isso pode ser interpretado como todas as linhas serem em um só lugar depois ser representado dessa forma e todos as pessoas serem entendidas dessa forma entao como é divertida essa forma que vcs fizeram é interessante tambem para os professores darem aula desse jeito
    obrigado pela oportunidade de ler essa pagina de vcs que é legal tudo isso que vcs fizeram para os alunos

  28. essa pagina é legal mas só apenas deu pra eu ler e nao para imprimir mas é interesante o que fala da regra do handebol mas isso pode ser interpretado como todas as linhas serem em um só lugar depois ser representado dessa forma e todos as pessoas serem entendidas dessa forma entao como é divertida essa forma que vcs fizeram é interessante tambem para os professores darem aula desse jeito

  29. nossa muito bom esse site tem de tudo o que eu quero e mais um pouco esse sim é o site onde posso encontrar minhas dúvidas sobre o assunto agora vou contar pra toda minha família que esse site é ótimo eu gostei muito talvez mande mais comentários elogiando claro.
    bjooosssss
    txi amooooo

  30. nao tm como colocar a linha de fundo ?!?!?!?!
    fora isso …
    ta tri…
    mas nao ajudou muito pq qm é esperto sabe das coisas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    brincadeira!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s