Festivais de Handebol II – Festival de Jogos Coletivos Populares

Dando continuidade à discussão sobre a organização de festivais de handebol, dentro de uma perspectiva em que esses ambientes possibilitem a participação maciça dos alunos e também possibilitar um ambiente paradidático em relação ao desenvolvimento da inteligência de jogo dos alunos, este artigo focará agora sua atenção para a suposta primeira etapa de um processo de festivais que compreenderá o tema “Jogos Coletivos Populares”.

1. Jogos Coletivos Populares – Conceituação:

Os Jogos Coletivos Populares foram escolhidos como uma possibilidade para a organização de um festival por terem em sua constituição muito da cultura popular, servindo de uma proposta que estimule aos alunos a firmar, resgatar ou até mesmo criar alguns jogos que para eles tenham tido significado a partir da vivência obtida nesse ambiente de aprendizagem.

Dessa forma, esses são jogos que trazem em si muito da criação e do alcance popular.

Assim, esses jogos não têm a obrigatoriedade de ter características estruturais que se assemelhem diretamente ao handebol, mas que tragam em si elementos típicos do jogo, tais como o desafio, o confronto, a cooperação, interdependência coletiva, e outros.

Há uma infinidade de jogos que possuem essas características, no entanto, em se tratando diretamente do handebol, optarei em destacar duas classes de jogos:

1.1 Jogos nos quais não haja utilização de implementos (bolas):

São jogos que servem para muitos outros tipos de festivais, como de futsal, futebol, rúgebi, hóquei e etc. Não havendo a presença de um implemento (bola), também há uma despreocupação em focar a atividade para uma determinada modalidade esportiva, uma vez que não haverá associação com membros superiores e inferiores ou diferentes formas de conduzir a bola, enfatizando a associando à lógica do jogo e de elementos dos jogos coletivos de maneira geral em sua execução. Logo, não há apelo há uma técnica específica de execução do jogo.

Esses jogos apontam para a idéia defendida por Daolio (2002), defendendo um processo que na iniciação desportiva que foque o ensino em princípios do jogo e suas regras de ação (BAYER, 1994), ou seja, elementos nucleares e lógicos, sem a preocupação em enfatizar o ensino pela técnica determinante da modalidade; e

1.2 Família de jogo de bolas com as mãos:

A idéia de família de jogos é defendida por Scaglia (2003), através de seu estudo sobre os jogos de bolas com os pés.

Essa perspectiva, quando focada no handebol nos remete à importância que diversos jogos de bolas com as mãos podem ter para a regulação da aprendizagem desses tipos de jogos, sendo o handebol apenas mais uma das inúmeras manifestações de jogo de bolas com as mãos, sendo, portanto, regulada por outros jogos dessa natureza e também sendo agente regulador da aprendizagem de outros jogos de bolas com as mãos, além de se auto-regular.

Dentro dessa perspectiva complexa e sistêmica, um jogo de bolas com as mãos, independente de qualquer que ele seja, possui em sua estrutura regras, estruturas motrizes, condições externas e a presença de jogadores, fatores esses que se influenciam continuamente, resultando naquilo que Scaglia (2003) denomina de “emergências”, ou seja, as condutas, respostas aos problemas do jogo, novas aprendizagens e tudo aquilo que significa o ato de jogar o jogo.

Essas emergências passam a regular também os níveis jogados de outras atividades de jogos de bolas com as mãos, além de auto-regular a própria atividade.

2. Inventário de Jogos Coletivos Populares para um Festival Pedagógico de Handebol:

Segue agora aquilo que considero um grande desafio, uma vez que inventariar jogos pode remeter aos leitores a simples cópia dessas atividades. Pretendo, no entanto, montar um inventário que possibilite aos leitores refletirem sobre novas atividades que se caracterizem como jogos de origem e alcance popular, ou seja, jogos que após serem vivenciados possam ser significados para além da estrutura formal da aula.

Seguem algumas idéias:

2.1 Pega Gavião

Caso não funcionar, [clique Aqui] e veja o vídeo

2.2 Pique Bandeira em Trios

Caso não funcionar, [clique Aqui] e veja o vídeo

2.3 Jogos de Alvos Centrais

Caso não funcionar, [clique Aqui] e veja o vídeo

3. Bibliografia

DAOLIO, Jocimar. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das idéias de Claude Bayer. In: Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília v.10, n.4, p.99-104, Outubro. 2002. [clique aqui]

SCAGLIA, Alcides José. O Futebol e os jogos/brincadeiras de bola com os pés: todos semelhantes, todos diferentes. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física, Campinas, 2003. [clique aqui]

Artigos Relacionados:

  1. Festivais de Handebol I – Proposta de Organização de Festivais
  2. Festivais de Handebol III – Festival de Jogos Adaptados
  3. Festivais de Handebol IV – Festival de Jogos para Goleiros
Anúncios

7 comentários sobre “Festivais de Handebol II – Festival de Jogos Coletivos Populares

  1. Leonardo,

    Continuo admirando sua iniciativa. Gostaria de ter acesso a esse texto:
    DAOLIO, Jocimar. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das idéias de Claude Bayer. In: Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília v.10, n.4, p.99-104, Outubro. 2002

    O link que vc colocu não da acesso a ele.

    Abraços

    Rogério
    Ponta Porã, MS

  2. eu odiava handebol como eu venho participando de jogos como o intermunicipaldabaixada. agora eu amo handebol cmo amo futsal,apesar de treinar4meses e meio.
    eu acho que handebol e um jogo muito rapido e aprendiz……….

  3. EuU axo suuper diver!Apesar de láh na escola não fazermos mtoo destas brincaadeiras e esportes pq sdomos mais de futebol e voleei láh na escola onde entudo ondi num éh nadaa mauU só láh precisa ter mais aplicativoos tendu mto aver com Handebol!Qii euU principalmentii amUuO!
    Bjoox tenham uma otiima semanaa!<3

  4. olá!!!!!! sou tmb professor de handebol,trabalho com iniciação acho muito importante trabalhar esses jogos na iniciação.está de parbéns, gostaria de saber se tem algum material que possa se comprado ou comercializado….
    um grande abraçço!!!!!! Parabéns

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s