Analisar o Jogo de Handebol: Goleiro de Handebol – avaliando e sendo avaliado

Como avaliar se seu goleiro vem jogando bem? Como avaliar se sua postura em treinamentos é a mesma em partidas?

Uma maneira bastante válida para analisar o goleiro de handebol é a utilização do conhecido Scout.

Alguns trabalhos, sobretudo de Greco (2002) trazem para nós profissionais e professores do handebol algumas dicas bem válidas de como analisar as ações de um goleiro de handebol.

No capítulo “Modelos de Avaliação do Comportamento técnico-tático do goleiro de handebol” da obra “Caderno do Goleiro de Handebol”, Greco (2002) ressalta diversas formas de analisar índices do goleiro em partidas, formas de análise que podem ser adaptados tranquilamente para treinos específicos ou não dos Goleiros de sua equipe.

Análise de adversários e companheiros de equipe

Dentre os principais pontos ressaltados nesse capitulo do livro, Greco (2002) destaca a importância de uma “radiografia” dos arremessadores adversários. Dentre alguns aspectos destacados pelo autor, para a análise dos padrões adversários devem ser destacados:

– O local da finalização – nas diferentes linhas ofensivas, das pontas, do pivô, etc..

– A linha de corrida – local de onde o arremessador inicia sua trajetória rumo à finalização, se esta é reta, se é curva.

– A forma de arremesso – suspensão, apoiado, retificado, etc..

– O destino do arremesso – local em que a bola é direcionada no gol.

Esse tipo de análise, se realizado com eficiência pode proporcionar dicas para as ações do goleiro no jogo. Há, no entanto, a necessidade de que os goleiros sejam acostumados a interpretar esses tipos de anotações, para que sejam capazes de assimilar as anotações relativas ao adversário, visando a compreensão dos dados coletados e a transferência dessas análises para o momento de suas ações na partida.

Dessa forma, para que haja esse tipo de costume entre os goleiros de sua equipe, faz-se necessário que esse tipo de ação – realização do scout de arremessadores – seja iniciada ainda nos treinamentos.

Uma tarefa para os goleiros durante os treinos coletivos ou de meia quadra por exemplo, pode ser que, enquanto um fica no gol o outro vai fazendo o scout doas atacantes, procurando encontrar padrões desses jogadores mesmo que sejam de sua própria equipe, quando o outro entra no gol, o que estava no gol continua a fazer as anotações, criando assim um “cadastro” de como os atacantes atuaram durante o coletivo, ou atividade direcionada.

Anotado os dados, os próprios goleiros, ou nos casos de equipes que possuem treinadores de goleiros, os goleiros e seu treinador podem sentar e discutir as melhores formas de atuarem nos treinamentos, utilizando assim sua capacidade técnica e tática, já treinadas, em conjunto com a análise dos padrões dos atacantes durante os treinos.

Com o costume de analisarem os atacantes de sua própria equipe, eles acabam transferindo essa forma de analisar o jogo também para partidas.

Um goleiro bem treinado, tecnicamente, taticamente e com a capacidade de encontrar padrões de ação nos arremessadores adversários com certeza terá maiores chances de êxito ao final de uma partida.

Análise específica das ações do goleiro

Pensando na análise específica do goleiro, Greco (2002) destaca os seguintes pontos:

– Qualidade da defesa – se o goleiro realiza uma defesa que proporciona a troca da posse de bola da equipe adversária para sua equipe, se a defesa mantém a posse com a equipe adversária, se a defesa proporciona um contra-ataque da sua equipe, etc..

– Sua orientação em relação ao bloqueio defensivo – posição em relação aos postes – se defesa fecha o primeiro poste o goleiro encontra-se onde?

– Local em que a defesa foi realizada dentro de uma determinada sub-divisão do gol em regiões.

Essas formas de análise do goleiro são bastante clássicas, mas acredito que ainda haja uma necessidade bastante real e ainda pouco utilizada: qual o tipo de ação do goleiro diante da finalização adversária, por exemplo:

Arremesso da ponta esquerda;
Curto estava aberto;
Arremesso quicado no curto;
O goleiro reagiu para o longo em side-kick.

Uma anotação desse tipo pode ajudar muito o treinador a verificar se um gol tomado foi fruto de uma má execução, porém de um bom planejamento de ação, de uma má execução e de um mal planejamento ou de um mal planejamento, mesmo que a execução técnica seja dita como correta.Neste caso hipotético, verifica-se um mal planejamento – se o curto estava aberto e o longo fechado, ao reagir mais para o longo o goleiro abriu ainda mais a meta – e mal executado – um arremesso quicado não combina muito bem com uma reação em side-kick executado geralmente para chutes em meia altura.

Apesar de bastante complexa essa forma de anotação, pois talvez exija, ou utilização de recursos como filmagens, ou um olho bastante treinado do analisador, trata-se de uma forma de analisar que leve em consideração a execução técnica e contextualizada com o planejamento da ação pelo goleiro, portanto, muito mais rica e passível de melhores reflexões. Pois conceitos simples como – “se meu curto está aberto, é importante que eu o feche no momento da finalização” devem ser analisados também, para serem discutidos e se tentar encontrar soluções para um melhor treinamento e melhor rendimento dos goleiros de handebol.

Referências Bibliografias
GRECO, Pablo Juan (org.) Caderno do Goleiro de Handebol. Belo Horizonte: [s.n.], 2002

Anúncios

18 comentários sobre “Analisar o Jogo de Handebol: Goleiro de Handebol – avaliando e sendo avaliado

  1. Eu sou Goleira á 5 anos.. E nunca pensei em desistir de ser.. Porque pra mim o melhor jogador dentro da quadra é o GOLEIRO….

  2. Eu Ana Paula de Carvalho sou goleiro da seleção de Rondonópolis e a minha equipe sem dúvida nenhuma de todas que eu ja vi é a mais unida, e a mais sincera… Amo todas da minha equipe principalmente o nosso técnico “Wagnom Velasco” que é o melhor técnico do Mato Grosso…..
    Bjos**********

  3. eu wsou goleira a sete anos e nunca desesti dessa posiçao pois amo handebol e minha segunda paixao e sempre que era deixada no banco pra ser reserva pensava q um dia podi chegar a titula,e hoje to lá no gol firme e forte.

  4. Bom gente, eu sou goleira esse ano mesmo, tudo começou quando a goleira do meu time saiu para beber água, tudo não passava de um treino e eu entrei em seu lugar. Daí em diante comecei a agarrar super bem, não deixava passar nenhum gol. Antes eu era horrível no handball, mas no gol eu me dou super bem. Ser goleira para mim é tudo, mesmo que eu deixe passar alguns gols, eu gostaria de algumas dicas, pois ano que vem entrarei no time da minha escola. Obrigada e boa sorte a todas nós goleiras!!!

  5. Parabéns pelos artigos sobre o goleiro(a) de handabol, são de muito bom nível e de fácil acesso.
    Sou futuro calouro de educaçã física e pretendo me especializar em handebol, esporte que eu amo e jogo.
    Voce tem algum artigo específico sobre motivação e psicologia do goleiro de handebol?
    Um abraço

  6. sou goleira ha 3 anos e nunca tive um terino decente especifico para goleiros de handebol aprendi tudo na internet até q esse ano de 2008 fui considerada a melhor goleira do regional (um dos torneios mais importante de pernambuco) minha escola nao foi campea mas foi o melhor ano da minha vida e o titulo maiis importante q eu ganhei.

    ABRAÇOS!!!!!!!!!!

  7. Eu tenho 15 anos e sou goleiro da seleçao da minha cidade a um ano e meio e digo que quando o goleiro esta ruim em um dia nao é culpa dele a culpa é dos outros jogadores que so ficam reclamando o tempo todo achando que é facil levar bolada o tempo todo , e o poucos que elogiam falam pouco mais mesmo assim reclamam depois…
    Apesar os armadores quando perdem os gol ningem fala nada , mais quando um goleiro toma um gol ou erra o passe de um contra ataque todo o time lhe chinga..
    Ufa desabafei , mas mesmo assim gosto de ser goleiro de handebol alem de ser uma posiçao muito importante a maioria das minhas medalhar conquistadas é por ter atuado bem no gol….
    Eu sou Sávio Henrique e sou o goleiro da seleçao de (Brumado / Bahia)..
    Blz!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Sou goleira de Handebol a 1 ano. Amo minha posiçao, apesar das bolas na rosto, mais vale a pena defender minha equipe. Eu jogava de armadora e um dia a nossa goleira se machucou e o nosso professor precisava de uma urgente! Ele falou qe ia esclher uma da linha. Dai ele comecou a me avaliar. assim começei no gol, e hj ja nao qero sair de la!

  9. Bem… tenho 16 anos e sou goleiro de handebol a 3 anos. Acho muito interessante também que o próprio goleiro se avalie reveja o que estiver errado, e assistir jogos profissionais também é uma boa. Atualmente sou titular do time da minha cidade e me orgulho disto, discordo sobre o que o Sávio disse, o gol faz parte do esporte ao levar um gol ‘a culpa não é só do goleiro’, mas sim do time todo, se a defesa ajudar concerteza que o numero de gols sofridos será menor.

  10. tenho 17 anos sou goleiro da seleçao juvenil da minha cidade e amo ser goleiro e por causa do meu bom desenpenho e campeonatos , meu tecnico me chamou para eu jogar na seleçao adulto, iae eu fiquei muito feliz, e o campeonato vai ser agora em maio ai eu muito ansioso + estou muito feliz mesmo bom que o campeonato e aberto e com grandes equipe claro sempre respeitando-as

  11. Sou goleira a menos de um ano, e comecei no gol porquê eu mesma quebrei o dedo da nossa goleira :/
    mas depois disso amei ficar no gol, e nao sai. só acho ruim ser goleira porque todos falam que é uma posição ingrata, eu o pior de tudo é que uma das meninas mais fortes da minha equipe, me faz de ALVO. estou pensando em jogar na linha de novo, apesar de que eu gosto mesmo é de ficar no gol!

  12. num me ajudo muito esse topico..
    comecei a ser goleiro esse ano, nao me destacava muito na linha, ai certo dia fui treinar no gol, me dei bem e quem administra o time me quer no gol, melhoro a cada dia, porem gostaria de saber se tem “macetes” para jogar no gol

  13. eu adoro handebol, e sou a goleira do meu time , me considero muito boa e para mim não tem esporte melhor q handebol, não ligava muito pra essas coisas de esporte achava perca de tempo mas agora vi que è muito legal participar de um time, va participamos de campeonatos e ganhamos em 1° lugar , ja ganhei ntrofeu de melhor goleira.

  14. bem sou goleiro de handbol a pouco tempo, mas ja estou bom e sempre melhorando ^^ achei legal isso q vcs disseram me ajudou muito, pra mim que vou viajar sub 13 ainda xD pois ainda sou novo mas quero continuar jogando ate grande vlw pela atençao pessoal !!!

  15. olá gente.meu nome é giovanni queiroz algumas pessoas me chamam de gil e outras de nêgo gil, sou professor de educação fisíca tenho 55 anos jogo handebol a mais de 40 anos joguei 5 jubes 2 brasileiros 1 nordestão 2 brasileiros de clubes capeões e tem algumas conquistas pela seleção do meu estado q é a paraiba, hj moro no maranhão a quase 4 anos e não sei o q seria de mim se eu não fosse goleiro de handebol amo de coração so acho essa juventude de hj meio mole pros treinamentos q hj uma bolada na cara nem doi no meu tempo a bola não era essa não. galera bora treinar e não é pra tirar a cara não na hora de um arremesso não; eu não sei se vcs ja notaram mas nos q somos goleiros de handebol somos mais felizes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s