Influência da ludicidade na aprendizagem esportiva – Metodologia das atividades jogadas

Qual é a melhor maneira de aprender algo? Ou melhor, como é que conseguimos aprender algumas coisas e outras não?

Esse processo pode ser compreendido a partir da motivação que o aluno/aprendiz possui no momento do ato pedagógico, influenciada por fatores como a atenção e a concentração na atividade a ser aprendida, que também estão envolvidas nesse processo. Mas, de maneira geral, um conceito pode ser capaz de conglomerar todas as capacidades que influenciam o processo de ensino-aprendizagem: o PRAZER em aprender.

O ser humano, acima de qualquer suspeita pode ser compreendido como um ser pensante, sonhador e planejador. Essa capacidade está atrelada à sua capacidade de ensaiar cognitivamente inúmeras situações cotidianas vivendo neste nível de consciência experiências que serão transferidas para sua vida através de suas atitudes. Esse planejamento consciente existe graças à habilidade humana de jogar consigo mesmo, “vivenciando” essas experiências antes mesmo de colocá-las em prática na vida real.

A essa capacidade chamamos ludicidade: a ascensão a essa capacidade humana torna o ato pedagógico mais prazeroso e significativo, tornando esse ato realmente capaz de educar. Trata-se, portanto, de um ciclo que se atingido pelo profissional e alunos envolvidos no ato educativo, torna esse momento criativo, estimulante e desafiador, ou seja, dotado de significado.

Mas como ascender à ludicidade em minhas aulas? Como estimulá-la? Eis o que deve estar sendo pensado por você nesse momento.

A forma mais comum de levar o ser humano a viver um ato lúdico é através de jogos, pois eles trabalham fundamentalmente as capacidades cognitivas estimulando a ludicidade do jogador, fazendo-o planejar uma ação, lembrar de situações vividas e fruídas em seu dia a dia.

Jogar significa viver um desafio, no qual o aluno terá que se esforçar ao máximo para que individualmente ou coletivamente – depende da natureza do jogo – ele seja capaz de atingir os objetivos daquele jogo.

Jogar, portanto, muito mais do que um ato, é também um momento educativo. O estímulo das capacidades cognitivas torna o aluno capaz de responder melhor as situações que o jogo lhe impõe, facilita a escolha de melhores soluções àqueles momentos.

Trata-se, no entanto, de uma estrutura de aulas na qual o aluno errará muito. Isso não significa que o erro deverá ser desprezado e será função do professor em mostrar a melhor solução àquela situação. Muito pelo contrário, através de uma interação com outros alunos e com o professor o aluno deverá ser guiado a perceber que há outras formar de proceder àquela situação do jogo, procurando significar novas formas de agir, tornando este mais um momento do processo pedagógico, pois o erro pode significar o desenvolvimento da criatividade e da intenção em arriscar situações ainda não vividas, mas criativamente criadas.

O estímulo à ludicidade é uma ferramenta capaz de transformar o ambiente de ensino-aprendizagem em um momento extremamente produtivo e criativo, estimulando a autonomia dos alunos para a interação com o jogo, transformando a aula em momentos que signifiquem algo positivo aos alunos e, portanto, capaz de educar.

Anúncios

3 comentários sobre “Influência da ludicidade na aprendizagem esportiva – Metodologia das atividades jogadas

  1. eu queria que voces me mandacem oque e ludicidade esportiva,qual sua função,e quais seus principais aspectos por gentileza mandar hoje rapidamente

    obrigado

  2. Gostaria que vocês enviasse para min “ludicidede no handbol”, para que eu podesse encrementar minha MONOGRAFIA.
    Desde já meu muito obrigado!

  3. por coincidência,estou fazendo um trabalho sobre corpareidade e ludicidade no esporte escolar para uma disciplina do curso e este artigo acima fala muito bem no que diz respeito à ludicidade ,mas eu gostaria que o meu prezado colega, prof. LUCAS LEONARDO e, a quem parabenizo pelo seu precioso trabalho, falasse sobre a “corporeidade no esporte escolar” a fim de que eu possa tirar as minhas dúvidas e enriquecer o meu trabalho pedagógico. Agradeço ao nobre colega!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s