Um Fusca e o Handebol

euLucas Leonardo é o coordenador do site http://www.pedagogiadohandebol.com.br e atua como consultor pedagógico de projetos esportivos em clubes, associações e prefeituras.

Curioso pelo título desse artigo?

Pois então direi a vocês o que um fusca e o handebol podem ter em comum.

Dia 20/01/09  foi o dia nacional do fusca, onde fuscamaníacos de todo Brasil se reúnem para comemorar o dia, apreciar seus fusquinhas, trocar ideias, etc..

Dia 20/01/09 também foi o dia em que eu participei de um evento chamado “Conheça o Handebol”, desenvolvido pela Associação Campineira de Handebol (A.C.H.) da qual eu participo como Coordenador Pedagógico.

Trata-se de um ambiente em que possibilitamos o acesso ao handebol e à formas jogadas da modalidade (atividades adaptadas e pré-desportivas) para crianças das mais variadas classes sociais, que interagem entre si.

Acredito, como destaca Wilton Santana em sua tese de mestrado, na possibilidade de ter no esporte, a partir de uma abordagem do professor responsável pelas aulas que busque a superação das diferenças, a discussão de temas que surgem nos momentos de aula linkando-os com assuntos como latrocínio, drogas, preconceitos (racial, de gênero, etc..), a possibilidade de desenvolver a moral da criança, fazendo-a perceber criticamente o ambiente em que vive e que existem possibilidades de superar problemas de forma ética e saudável.

E o que isso tem a ver com fusca?

Ao fim do festival, depois de discutir questões estruturais do projeto junto com a Presidente da A.C.H. ao chegar onde meu carro estava estacionado, para eu poder ir embora junto de minha namorada que também participa desse projeto, não encontrei mais meu fusquinha!

Sim, fui vítima de furto!

Observando a situação e procurando manter a calma, ouvi da Presidente da Associação algo que me tocou muito:

“É contra isso que trabalhamos!”

Acredito muito que esse tipo de situação não deve ser encarada como uma punição única e exclusivamente, mas isso ocorre com propósitos de nos ensinar e mostrar caminhos a serem seguidos. Refletindo sobre o que a presidente da A.C.H. disse, consegui encontrar dentro de mim forças para afirmar que esse fato veio apenas para reforçar em mim a necessidade de continuar fazendo o que tenho me proposto a fazer – trabalhar com crianças e jovens e, até onde minha capacidade for capaz de interferir e mostrar a eles que para sairmos de problemas que muitas vezes parecem impossíveis não podemos de maneira nenhuma ferir a integridade de nossos semelhantes.

Por isso afirmo que um fusca e o handebol têm muito em comum a partir de hoje para mim.

Essa relação me faz acreditar que devo cada vez mais interferir na vida de crianças e jovens de maneira positiva mostrando que existem saídas descentes para as situações de desespero e que interferir na vida de outras pessoas de maneira negativa não dever ser o caminho a ser seguido.

Eis a relação entre um fusca e o handebol!

Referências Bibliográficas

SANTANA, Wilton Carlos. A pedagogia do esporte e a moralidade infantil. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física, Campinas, 2003. [clique aqui]

Anúncios

Um comentário sobre “Um Fusca e o Handebol

  1. A Força de um guerreiro não está nas armas que ele empunha, mas na humildade em que se curva diante de fatos e atitudes que não concorda.
    Eu costumo dizer que há dois tipos de pessoas que encontramos pelo caminho.
    As que nos invejam, e as que nos admiram.
    Com as duas aprendemos muito.
    As que nos invejam lapidam nosso carater, testando nossa fé em nossos conceito, valores, ideais, e amor incondicional.
    As que nos admiram, ajoelham-se junto a gente nos momentos que caimos, olha em nossos olhos, nos da a mão, e com um olhar calmo e cheio de amor e compaixão continua caminhando ao nosso lado, rumo ao mesmo objetivo.
    Amar ao proximo como a ti mesmo.

    Conhecemos a nobreza de um homem ,não pelos tombos que leva, e sim pelas inumeras vezes que se levanta e continua a trilhar o caminho da retidão.

    Sinto-me honrada em ser sua amiga, e te-lo como Parceiro nesse Projeto Esportivo.
    Sempre Gratidão.

    Jaqueline

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s