Quais são as posições (funções) ofensivas do Handebol?

Dentro da linguagem acadêmica e também do handebol mundial, as posições ofensivas são chamadas de ‘postos específicos’. Ou seja, há especificidade, logo, o jogador que joga em um determinado posto específico está ali porque treinou bastante para jogar nessa posição em específico.

Portanto, falar em postos específicos no handebol significa pensá-lo quando jogado com equipes que já estão adentrando em um processo de especialização de seus alunos/atletas, que devido à evolução do processo de treinamento/aprendizagem, já conhecem sistemas defensivos e ofensivos em zona.

Falaremos, nesse item, de fases de aprendizagem e as posições do handebol de acordo com essas fases.

INICIAÇÃO:

Quando na iniciação ao handebol, não se deve pensar em postos específicos, pois os alunos devem aprender a deslocarem-se e buscar os espaços vazios mais próximos da área adversária, para ali receber a bola e buscar fazer gols.

Quando se pede para que joguem em posições, estar-se-á, na realidade, impedindo que esses alunos aprendam naturalmente um pouco de todos os postos específicos do handebol. Deve-se, portanto, partir da visão geral e não encerrar o ensino nas especificidades.

Geralmente, na iniciação, a marcação adversária é individual, o que faz do ataque em zona algo negativo para a equipe atacante, pois ao jogar em posições específicas ficará muito fácil para uma defesa individual marcar a equipe.

Então, na iniciação, podemos dizer que não deve haver postos específicos, pois ao centralizar o ensino nessa forma de jogar, o professor estará andando na contramão do processo de aprendizagem geral da modalidade.

ESPECIALIZAÇÃO:

O Processo de especialização no handebol traz novas etapas de aprendizagem. Dentre elas, aprender os primeiros princípios defensivos em zona.

Defender em zona significa ter responsabilidade por uma determinada região da quadra o que traz consigo novas necessidades ofensivas.

Uma estratégia inicial de defesa em zona é a defesa ‘por aproximação’.

Defender por aproximação significa que eu, enquanto defensor, fico em uma determinada parte da quadra cercando um determinado jogador que está perto de mim. Se ele se move dentro de minha zona, eu o sigo, mas se ele começa a se afastar muito, eu devo procurar outro jogador mais próximo para marcar, e aquele que eu estava marcando, deverá ser marcado pelo jogador de defesa que está protegendo a zona em que ele foi jogar.

Ao defender por aproximação, as movimentações ofensivas param de surgir efeito, já que a defesa ‘cada vez mais se move menos’ ao ficar fazendo trocas de marcação o tempo todo.

Essa nova demanda mostra para a equipe que ataca que correr de mais pode ser perca de tempo, pois enquanto o ataque se cansa, a defesa descansa e esta última sempre terá vantagem na marcação.

Essa necessidade faz surgir, como reflexo da aprendizagem de defesa em zona, o ataque em zona.

Atacar em zona significa criar certa especificidade na ação dos jogadores, e assim começam a surgir os ‘postos específicos’ do handebol.

Tradicionalmente, os postos específicos se orientam de acordo com as zonas que a defesa cria.

Se uma equipe defende 3:3 ou 3:2:1, verifica-se geralmente o posicionamento de um armador central (AC), armadores esquerdo (AE) e direito (AD) como jogadores da primeira linha ofensiva; e pontas esquerda (PE) e direita (PD), além de um pivô (PI) como jogadores da segunda linha ofensiva; além do goleiro (GO) que fica com a responsabilidade de ser o primeiro jogador da defesa enquanto a equipe ataca, além, claro de poder atuar no ataque, já que ele possui liberdade de sair da área desde que esteja sem a posse da bola. A participação do goleiro no ataque indicará toda uma nova organização da equipe, podendo o goleiro realizar quaisquer uns dos postos específicos mencionados anteriormente.

postosespecíficosataque1

Figura 1. Postos específicos em duas linhas ofensivas 3:3 (3 armadores – primeira linha; e 2 pontas e 1 pivô – segunda linha)

Verifica-se, que, quando a defesa vai se aproximando mais do gol, as duas linhas ofensivas começam a se misturar. Pontas jogam tanto na primeira como na segunda; o pivô começa a ter mais facilidade de circular na primeira linha ofensiva também.

Numa defesa 6×0, por exemplo, na qual a defesa fica toda bem baixa próximo da área, pode-se atacar com duas linhas (jogando no sistema ofensivo 3:3 – figura 1 – ou 5:1 – figura 2) e pode-se atacar também num sistema ofensivo 6:0, sem nenhum jogador na segunda linha ofensiva (figura 3).

postosespecíficosataque2

Figura 2. Ataque zonal 5:1


postosespecíficosataque3

Figura 3. Ataque zonal 6:0

Equipes que jogam com dois pivôs, organizam-se de forma diferente, geralmente com dois armadores mais lateralizados e dois armadores dividindo a faixa central da quadra, enquanto os pivôs jogam ou na segunda linha ofensiva, ou circulando entre as duas, jogando assim num sistema 4:2 (figura 4).

postosespecíficosataque4

Figura 4. Ataque zonal 4:2

Dessa forma, os postos específicos ofensivos do handebol tradicionalmente são: armadores central, esquerdo e direito; pontas esquerdas e direita; pivôs e goleiro (que pode atuar em qualquer um desses postos específicos).

223 thoughts on “Quais são as posições (funções) ofensivas do Handebol?

  1. Adoreii,eu estava em outro site,amsi de handebol,mais quando vi esse peguei e entrei nesse que era bem melhor

    Adorei,quando precisa denovo volto nesse..heheheheheh
    Bjão

  2. olha..gostaria de elogiar este trabalho…sou estudante de Educação Física…e acredito que coisas desse tipo são muito importante para dar um banho de cultura no povo brasileiro…afinal…nós não somos só futebol…sabe…tudo explicadinho..bonitinho…sempre que der..estarei passando por aqui…

    *este se tornou importante na minha formação profissional!

    PARABÉNS MESMO!.

  3. Adoreei gentee muito DIVA :*
    Tinha tudo oque eu queriaa menos uma coisinn *-*
    Eu queria sabe como q é o Ataque 5-1 em texto,pq vendo o desenho eu nao entendi naaada!!

    Mais adoreii! Amo vcs e depois eu passo aqui depois tabom??
    Bjoks =]

  4. essas coisas nao sey como posso aprender
    Figura 3. Ataque zonal 6:0

    Equipes que jogam com dois pivôs, organizam-se de forma diferente, geralmente com dois armadores mais lateralizados e dois armadores dividindo a faixa central da quadra, enquanto os pivôs jogam ou na segunda linha ofensiva, ou circulando entre as duas, jogando assim num sistema 4:2 (figura 4).

  5. NOSSA!!!

    Com essa explicação ficouy
    super facil de entender..

    minha profº sempre me pegava
    sobre esse assunto
    más com o google
    por perto fica tudo mais facil

    né pessoal!!!!!!!!

    beijos…..

  6. 0i gente eu não entendi ainda isso não muito dificil de fazer isso eu estou na quinta serie e esse trabalho é pra amanhã dia 31/05/2011 bjs amore

    • Querida se contente com o qu tem .. auhsuahsu se não gosto então nem era para ter acessado saite .. kkkkkkkkkkkkkkk. .. E Burra memo .. Só podia se chama bianca kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Toda bianca e mal agradecida a descontente com o que tem tem que aprender mais na visa lee mais livros que sabe voce naum melhora sauhusau .. zuei D+ kkk . aprende é prazer taá … Responde ta .. Mereço .kkkkk

  7. bom meu fessor de educaçao fisica pois nossa turma pra joga handebol neste site encontrei o q precisava obrigada
    poor;leticia gatinha

  8. eu adogei pois agente vai jogar com o amparo eo marista nao sei quando mais vai o prof vai comprar a blusa o shot e parece que a meia…….beijo beijo beijo………..

  9. Se a gente pega a bola não da nada a nada por que os outros jogadores não fazem gols, é muito dificil né.

  10. eu gastei muito eu faco trabalho de educação fisica to dia estudo em escola particula isso e chato fico aqui de segunda a sexta so saiu final de semana estudo no ELITE WAY

    Beijjjjjjjjjjjos

  11. nnnnnnnnnnnaaaaaaaaaaaaaaaaaoooooooooooooooooo gggggggggggggoooooooooooooooooooooossssssssssssssssssssssstttttttttttttttttttttttteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11

  12. Sou professor de educação física e achei muito legal principalmente o as figuras fica fácil para q os alunos visualizem!
    muito bom!!!

  13. eu achei uma porcaria o handebol///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

  14. Adorei precisava para uma pesquisa de escola descrever sobre o handebol e esse site foi o que eu mais gostei e entendi.

    beijos.

  15. naum gostei,pq eu pesquisei no google posiçoes e funçoes dos jogadores,e esse fala sobre quadra,e oque isso me enteressa,pode ate ajudar alguem ´só que pra mim ñ serve em nada mesmo

  16. eu amei isso td muito bom pra quem gosta vai amar isso td e uma especialidade que tds querem conhecer isso td eu amei e vou passar na prova de educaçao fisica eu ameiiiiiiiiiiiii

  17. esse site ajuda muito a aprender o handebol foi nesse site que jogo bem hoje parabens que continuie trazendo mais e mais coisas interessantes e PARABENS

  18. Bom muito bom mas devia trazer informações escritas mais resumidas e detalhadas além dos desenhos. Mas muito bom. Nota: 3 estrelas!

  19. Olha, não era bem o que eu esperava, mas me ajudou bastante pelas figuras das posições e as qualidades do goleiro, só esperava encontrar aqui as funções do resto pois tenho um trabalho pra amanha e estou correndo contra o tempo aqui, mas o goleiro me ajudou bastante, mas vai uma dica: coloque as características dos outros jogadores ;) e bem, tenho que correr ‘~’ tchau tchau… e não sou Ana Maria Braga ¬.¬’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s