Tipos de Fixação I – A Fixação Ímpar e suas Consequências Coletivas

Quem começa a jogar handebol, rapidamente se depara com uma palavra que em alguns casos não deixa tão clara o seu significado: e á ‘fixação’.

O conceito de fixação é cabível não apenas aos jogos orientados pela defesa e ataque em zona, mas também em jogos com defesas mistas, por aproximação ou defesa individual.

Fixar nada mais é do que, através de movimentações do jogador com bola, este chamar a atenção de seus marcadores, fixado-os às suas movimentações.

Ou seja, quando eu realizo uma fixação, na realidade estou fixando meu oponente (ou meus oponentes) a mim, de forma que ele se preocupe tanto comigo que minha equipe tenha benefícios táticos.

Dessa forma, como tudo no jogo de handebol, uma ação individual do jogador com bola, poderá gerar ganhos coletivos para sua equipe.

Falaremos hoje sobre o conceito de fixação ímpar.

Esse nome, ‘fixação ímpar’ é o nome usualmente utilizado por grandes treinadores e estudiosos do handebol. O significado de fixação ímpar é fixar um marcador indireto (ou seja, que marcava outro companheiro) às ações do jogador que está com bola, gerando como resultado disso a liberdade para que o companheiro que era marcado por ele possa jogar e ter grandes chances de marcar gols ao receber a bola.

Ou seja, isso pode ser chamado também por treinadores e professores de ‘chamar a atenção do marcador indireto’, porém, acredito que conhecer como fixação ímpar facilita o processo de aprendizado.

Como consequência de uma fixação ímpar tem-se uma resposta (saiba o que são respostas clicando aqui) do jogador que era marcado, mas que agora estará momentaneamente livre. Essa resposta deve obedecer à lógica do jogo de handebol. Ou seja, a resposta deve ser aquela que facilite ao jogador receber a bola em situação favorável de finalização a gol.

Abaixo, ilustro de maneira simplificada um jogo de 2 x 2+goleiro, no qual um atacante com bola realiza uma fixação ímpar.

Vsualização de uma fixação ímpar

Vsualização de uma fixação ímpar

Veja as possibilidades de respostas que o jogador sem bola pode ter.

Possíveis respostas a uma fixação ímpar, mas qual é a mais adequada?

Possíveis respostas a uma fixação ímpar, mas qual é a mais adequada?

Observando as possibilidades, responda a enquete abaixo, antes de continuar a leitura.


Pensando sobre a lógica do jogo, que pode ser resumida em fazer mais gol do que sofrer, toda ação do jogador de handebol deve ser ter a bola e estar livre para marcar um gol.

Pensado dessa forma, ao realizar uma fixação ímpar, onde sobra um espaço livre para ser momentaneamente aproveitado pelo jogador que fica livre?

A partir dessa reflexão é que podemos entender qual é a melhor resposta a ser dada, pois somente ocupando um espaço livre no momento certo é que o jogador terá chances para vencer a defesa e finalizar num rápido jogo de 1 x goleiro.

Observando, portanto a consequência tática de uma fixação ímpar, pode-se concluir que o espaço que sobra é aquele do jogador que foi fixado, logo a melhor resposta para uma fixação ímpar é correr reto no espaço que sobra, como mostrou resposta 1, descrita abaixo:

Fixação ímpar - cumprir a lógica do jogo (buscar o espaço vazio para buscar o gol)

Fixação ímpar – cumprir a lógica do jogo (buscar o espaço vazio para buscar o gol)

Outra consequência de uma fixação ímpar é o fato de que o jogador atacante que realizou essa fixação não terá como estratégia dominante buscar a finta, pois ele conseguiu, através de sua movimentação, deixar um companheiro momentaneamente desmarcado, logo, o jogador desmarcado, que responderá reto (resposta 1) é aquele com melhor chance de marcar um gol.

Tentar fintar depois de realizar uma fixação ímpar acaba sendo uma ação que não favorece a equipe, pois caso o atacante não tenha êxito em sua finta, recebendo, por exemplo, uma falta, a equipe perderá uma ótima chance de marcar um gol através da resposta do jogador sem bola.

Para finalizar, fica uma pergunta. Ao ouvir a palavra ‘ímpar’ o que você pensou?

Ou nos numerais ímpares e pares, ou no jogo de par ou ímpar, certo?

Isso nos traz uma dica importante. Se existe a fixação ímpar, qual pode ser outro tipo de fixação?

Tenho certeza que você já sabe a resposta! No próximo artigo, vamos ver se você acertou!

About these ads

3 thoughts on “Tipos de Fixação I – A Fixação Ímpar e suas Consequências Coletivas

  1. Muito bom o artigo,
    Necessitamos perceber a grande importância da tática individual ofensiva de nossos jogadores, pois sem uma atitude e postura perigosa, no sentido de interferir no comportamento do oponente indireto, de nada adiantará uma trajetória, ou uma tentativa de ocupação de espaço interdefensivo. Para deixar um companheiro livre, seus gestos, o ritmo de aproximação, as fintas, precisam ser eficazes.
    Rita Orsi – Jundiaí / ESEF

  2. preciso montar um treinamento tático com educativos que estimulem os meus jogadores a conter uma equipe de marcação adiantada, fortes marcadores, rápidos e bom condicionamento anaeróbico e de estatura mediana, que deixam as pontas livres.

    att

    Hermeson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s