Um Exemplo de Aula com Jogos DE e PARA Goleiros

Artigo gentilmente cedido por Patrícia Sheppa – Atleta de Handebol pela Associação Campineira de Handebol, Monitora do Projeto “Gol-de-Mão” e Estudante de Educação Física pela Metrocamp.

O goleiro sempre foi visto como grande importância no time: “peça essencial” e “metade do time”, é o responsável por orientar sua equipe, lançar bolas, ligar contra-ataques; contando, ainda com suas caractericas físicas,como flexibilidade, altura, envergadura, reação, coordenação motora e por fim a sua CORAGEM.

O problema é que muitas vezes os goleiros são deixados de lado pelo treinador. Não tendo o reconhecimento e atenção devido. Até mesmo em jogos de rua o goleiro na maioria das vezes é aquele que não “joga bem”, tornando, assim, o goleiro como uma função não tão importante, quanto aquelas que podem fazer o gol (será mesmo que o goleiro não pode fazer gol?).

O meu objetivo com esse artigo é conscientizar e ajudá-los com os treinos DE e PARA goleiros, conforme os textos escritos pelo professor Lucas (Iniciação ao Goleiro de Handebol – Jogando como Goleiros na Iniciação ao Handebol; Iniciação ao Goleiro de Handebol – Entre o Geral e o Específico; Iniciação ao Goleiro de Handebol – Jogos DE Goleiro e Jogos PARA Goleiro), os quais são extremamente importantes para uma equipe no seu todo, já que o goleiro é um dos mais completos jogadores. Aliás, um goleiro  pode atuar como armador central, sabia disso? Pois é! Ele pode jogar livremente como qualquer jogador, e ainda sim é o único que pode jogar no gol.

O melhor de tudo é que podemos estimular o aprendizado dessas várias funções que o goleiro pode exercer com simples jogos que despertem essas características.

Plano de aula:

Aquecimento:

-Queimada do Líder – 2 times jogam a queimada tradicional, porém os “goleiros-jogadores” têm que defender, não deixando ninguém ser quiemado. Obs: O corpo todo é frio, porém as mãos não. Assim o medo será perdido aos poucos.

Desenvolvimento:

- Tiro ao alvo. – Um cone fica no centro e um “goleiro-jogador” tem que protegê-lo, enquanto a equipe trocando passe em circulo tenta derrubá-lo.

- Coletivo onde os todos jogadores estarão com os coletes – ou pano que proporcione pouca visão – nos olhos. Aumentando assim sua reação e concentração.

Parte final:

- Coletivo onde o gol de goleiro vale 3 pontos. Incentivando os “goleiros-jogadores” a ir e sairem do gol.

Obs:os treinos DE e PARA goleiros podem ser baseados em todas atividades em que o jogador tem que proteger um alvo, ter raciocinio rápido, reação,etc.

Baseando-se nessas caracteristicas, podemos dizer que uma GRANDE equipe começa tendo um GRANDE goleiro.

About these ads

16 thoughts on “Um Exemplo de Aula com Jogos DE e PARA Goleiros

    • Olá André, uma bela pergunta, bastante específica!
      O posicionamento do goleiro, pode ser feito de ambas as formas, dependendo da sua tática para o momento do arremesso.
      Ao posicionar-se em relação ao tronco do arremessador, ele irá facilitar seu arremesso “reto”e dificultar seu arremesso “cruzado”.
      Na situação contrária, ele se posicionando frente ao braço do adversário, tenderá a direcionar o arremesso “cruzado”.
      No entanto, esse é uma disputa na qual aquele que melhor souber manter sua tática definida (arremessador x goleiro) terá maiores chances de conseguir êxito, pois o arremessador tenderá a também criar táticas que dificultem o goleiro.
      Cabe ao goleiro decidir sua tática de jogo e tentar vencer esse duelo, influenciando ao arremessador que a bola vá onde ele queira.
      Abraços,

  1. Olá Lucas, eu sou goleira de handebol, eu comecei a treinar com uns 11, 12 anos.. Parei um tempo e voltei esse ano mais o time de minha escola não participou de nenhum campeonato..
    Eu nunca fui uma grande goleira, mas eu gosto muito de handebol e já até tentei jogar como ponta, mas eu gosto é do gol.. Eu tenho só 1,60 você acha que isso pode atrapalhar nas defesas? Que eu devo tentar outras posições.. Me dá umas dicas e tal.. ;)

  2. Olá Dani, responderei à sua pergunta com um exemplo da equipe com a qual irei trabalhar em 2009.
    Temos uma goleira (e baita goleira) com menos de 1,60 de altura.
    Ser goleiro e ter grande estatura é um perfil que vem sendo observado há alguns anos no handebol de elite, sem dúvida.
    No entanto, isso não é uma realidade absoluta.
    Acredito, porém, que jogar em outras funções completam a formação de um goleiro, a final….. o goleiro é o único jogador capaz de atuar de maneira completa: Além de poder jogar no gol, como sua função determina, nada impede que o goleiro jogue na linha, pois ele pode atuar normalmente como jogador de quadra.
    Aproveite que você está experimentando o handebol e “brinque” sim em outras posições, isso será importantíssimo na sua formação como jogadora.
    Mas se gosta de ser goleria, continue sendo goleira.
    Abraços,

    • Olá João Paulo, a inserção de vídeos é um projeto que pretendo inserir em breve no portal. Hoje, muitas coisas não estão contribuindo para que os vídeos sejam inseridos, mas em breve, tentarei colocar vídeos práticos sobre propostos de jogos. Abraços,

      • queria saber que funções os jogadores podem exercer no jogo.É qui eu tô fazenduH um trabalho e ñ tô conseguiinduh acharr nadiinhaa!

  3. Oiii Lucas!!!
    Li alguns textos seus sobre iniciação de goleiros de Handebol….E adorei ;)

    Eu tnho 18 anos e jogo Handebol desde os 15…
    mas eu sempre joguei na linha como meia direita e as vzs auxiliava meu time como pivô…

    Mas esse ano surgiu-me uma experiência nova…de jogar no Gol…Foi bem engraçado, durante um treino a uma semana atrás a nossa goleira oficial faltou e eu fui de brincadeira p/ defender…pra surpresa do meu técnico, da minha equipe e principalmente minha eu me dei bem….hehe

    Dpois disso eu começei a treinar como goleira, mas percebi q era mais dificil do q foi por brincadeira…Eu gostei mtu de jogar nessa posição e adoraria continuar, tnhu me esforçado, mas como falei antes faz apenas uma semana, mas msmu assim gostaria de lhe pedir algumas dicas pra esse emu começo. E pra piorar temos um amistoso daki uma semana e aparece q eu vou no gol….Nao sei o q eu fasso!!!=/

    Meus reflexos sao bons, faço ate boas defesas pra qm começou agora, mas meu maior problema é com aelevação das pernas…parece q elas naum respondem ao meu reflexo…isso me atrapalha por que muitas vezes nao consego defender somente com as mãos….

    Preciso de seus conselhos… pode me ajudar?!?!?

    Beijs e jah agradeço….
    Parabens pelo Portal
    =)

  4. Bom,meu nome é Matheus e tenho 28 anos.
    Quando eu tinha 18 anos,fiz teste na Internazionale e passei no teste.
    Fui revelado no Sertãozinho e estou lá desde 2000.
    Fui comprado pelo Figueirense por dois milhões de Dólares.
    Fiquei em 2008cerca de 2 á 3 meses no Time do figueirense por discurções com o Técnico e fui novamente ao Sertãozinho.
    Obrigado por lerem esse texto.
    Bjs,tchau!

  5. Boun meU nome ee Juliianaa tenhu 13 aninhu ee joguH Handebol na scolaa fuii seleciionada pra municipiada e o jees!
    Êr caroçoo doiis Milhões dee dólares!!carak!! já keroo ser famosa!

  6. Estou cursando pedagogia, e tenho que desenvolver um projeto utilizando o jogo como ação pedagógica, com introdução, objetivos, justificativa, plano de aula para um publico-alvo de 1ª a 4ª serie, resultado da aplicação e conclusão, se puder me ajudar com um modelo, agradeço desde já.

  7. Mauro Sene.
    Bom eu estou iniciando um trabalho de iniciação ao handebol com três turmas 6,7,8 anos (dente de leite)
    9,10,11 (mirim) e 12,13,14 (juvenil) dentro de um programa social. Estou cursando o 2º ano de Ed. Físi na Faculdades integradas FEFISA SP, já fechei a disciplina handebol, mas sei que tenho muito o que aprender estou a procura de novos metodos de fundamentos do desporto.
    Vou adotar as instruções da profª Patrícia Sheppa a respeito do goleiro e sua importância no jogo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s